logo-kanal

Show reúne mulheres que lutam para fortalecer o samba na Capital

Compartilhar

Em Mato Grosso do Sul, a força e a talento das mulheres têm se destacado cada vez mais no samba. Celebrando esse protagonismo feminino, o projeto “Musas” traz um show especial no Sesc Cultura, dentro do projeto Sesc Seresta, no dia 9 de agosto, às 18h30.

Com apresentações de artistas consagradas e representantes da nova geração do samba, o evento reunirá um time de cantoras que, ao longo dos anos, têm contribuído para enriquecer a cena musical de Campo Grande e, ao mesmo tempo, mostram que a nova geração está cheia de referências e vontade de manter a mulher ativa nesse cenário.

Entre as participantes do projeto estarão Juci Ibanez, Marta Cel, Isa Ramos, Lauren Cury, Beca Rodrigues e Rhaysla. Cada uma dessas artistas traz consigo uma trajetória única e valiosa, representando a diversidade e a riqueza do samba sul-mato-grossense.

 

Marta Cel será uma das participantes do projeto. (Foto: Nildo Campos/Divulgação)
Marta Cel será uma das participantes do projeto.

A idealizadora do projeto, Ariadne Dino, destaca a importância de dar visibilidade ao protagonismo feminino no samba e ressalta como a conquista desse espaço foi uma caminhada gradual e desafiadora. Ela menciona grandes referências do samba nacional, como Jovelina Pérola Negra e Clementina de Jesus, que foram reconhecidas após muitos anos de dedicação ao gênero musical. Clementina, por exemplo, iniciou sua carreira profissional aos 63 anos, demonstrando a resistência e a potência artística das mulheres no cenário musical.

“A história do samba é marcada por mulheres incríveis que enfrentaram o machismo e o preconceito para se firmar como referências do gênero. Se hoje estamos vivendo um momento onde o protagonismo feminino é cada vez mais evidente, devemos lembrar das mulheres que resistiram e se posicionaram para que pudéssemos chegar até aqui”, afirma Ariadne.

O projeto não apenas celebra o talento musical dessas artistas, mas também visa abrir novos caminhos para que outras mulheres possam trilhar seus próprios caminhos na música e na cultura em geral. A iniciativa destaca a importância de unir forças e promover a equidade de gênero, fortalecendo a atuação e a visibilidade das mulheres nas mais diversas áreas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *