Pessoas com idade entre 35 e 39 anos podem a partir de amanhã (21/7), tomar a 4ª dose da vacina contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul. A ampliação do público-alvo foi anunciada em agenda na manhã de hoje (20), pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Estadual de Saúde, Flávio Britto.
Estão aptos a receber esse reforço aproximadamente 80 mil cidadãos que já tomaram as três doses do imunizante.
“Estamos ampliando essa etapa vacinal e pedindo para aqueles que ainda não tomaram a dose de reforço que busquem as unidades de saúde para fazer o complemento. Lembrando que hoje 90% das pessoas que vão a óbito por covid no Estado não tomaram a vacina”, destacou o governador.
“Temos doses suficientes para atender todo o público-alvo. O Estado está preparado não só aqui no almoxarifado da SES (Secretaria de Estado de Saúde), como em todos os municípios. Temos doses suficientes para começar essa vacinação”, completou Flávio Britto.
Recomendações
Já liberada para pessoas de 40 anos ou mais, a aplicação da 2ª dose de reforço da vacina contra a covid-19 (4ª dose) em pessoas de 35 a 39 anos deve seguir algumas regras.
O reforço só pode ser administrado quatro meses após a aplicação da 3ª dose. Preferencialmente, devem ser utilizadas vacinas da plataforma de RNA mensageiro, como a Pfizer, ou, de maneira alternativa, vacinas de vetor viral, como AstraZeneca e Janssen.
Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 35 anos ou mais que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen estão aptas a receberem um segundo reforço com a vacina Pfizer (mRNA). Em locais onde a Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a Coronavac como reforço.