logo-kanal

Após São Julião, Hospital do Pênfigo suspende cirurgias do MS Saúde

Compartilhar

 

 

Instituição diz que aguarda definição sobre mudanças no projeto estadual para retomada dos procedimentos

 

O Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, suspendeu temporariamente as cirurgias bariátricas realizadas pelo programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila. A própria instituição confirmou a paralisação, atribuída a uma reestruturação do programa conduzido pelo Governo do Estado.

Em nota, o hospital informou que “as cirurgias previstas no programa encontram-se temporariamente suspensas em razão de uma reestruturação do programa” e destacou que segue “acompanhando de perto os trâmites necessários, aguardando a definição do Governo para a retomada das cirurgias”.

De setembro de 2024, quando o hospital iniciou a realização das cirurgias bariátricas pelo programa, até agora, mais de 200 pacientes foram atendidos pela instituição.

A mesma medida foi adotada recentemente pelo Hospital São Julião, na Capital. No dia 9 de outubro, o paciente Argemiro Vieira, de 80 anos, relatou que aguardava para realizar uma cirurgia de catarata quando foi informado de que o procedimento havia sido suspenso e não seria realizado ainda este ano.

Na ocasião, o hospital explicou que a suspensão das cirurgias ocorreu por determinação da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

O Pênfigo reforçou ainda que permanece “empenhado em colaborar para que, em breve, possamos dar continuidade a esse importante programa, que beneficia tantas pessoas em nossa comunidade”.

A SES não se manifestou sobre os motivos da suspensão e o prazo para a retomada dos procedimentos.

Lançado em maio de 2023, o programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila foi criado para agilizar o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul, com  acesso mais rápido a consultas, exames e cirurgias eletivas.

Em maio deste ano foi aberta a terceira etapa, ampliando o atendimento para tratamento odontológico para pacientes especiais em ambiente hospitalar que necessite de sedação, cirurgia de ombro e e novos procedimentos em urologia. Essa fase, teoricamente, segue até 31 de dezembro de 2025.

Antes, os últimos dados apresentados pelo municípios executores, referentes à segunda fase do MS Saúde, de maio de 2024 até abril de 2025, foram realizados aproximadamente 46 mil atendimentos: 25,4 mil exames e 26,3 mil cirurgias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *