Estado se destacou em capital humano, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública e inovação no Ranking de Competitividade 2025
Mato Grosso do Sul conquistou mais uma vez espaço de destaque no cenário nacional ao vencer o Prêmio Excelência em Competitividade 2025, promovido pelo CLP (Centro de Liderança Pública).
O programa MS Ativo Municipalismo, política pública do Governo do Estado, foi anunciado como vencedor durante o CLP Day, realizado nesta quarta-feira (27), no XIV Congresso Consad, em Brasília (DF), que também lançou o Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios 2025.
O governador Eduardo Riedel recebeu a premiação, que coloca o Estado entre os destaques nacionais pelo terceiro ano consecutivo.
“É muito positivo participar de um debate conceitual com outros governadores sobre a administração pública e muito feliz por recebermos o prêmio com o MS Ativo, um trabalho fantástico em parceria com prefeitos, vereadores e nossa equipe. Essa premiação é de todos que se dedicam a construir políticas públicas que dão resultados para a população”, afirmou o governador.
O MS Ativo Municipalismo concorreu com mais de 330 projetos inscritos de todo o país e foi escolhido entre os seis finalistas.
Segundo Riedel, o programa se consolida a partir de uma relação estruturada entre municípios e Estado, que começou com iniciativas como o Governo Presente e evoluiu para ações em áreas de educação, saúde, infraestrutura e assistência social. Seminários regionais e a interação entre prefeitos e representantes estaduais foram fundamentais para o sucesso do projeto.
Reconhecimento nacional e histórico de conquistas
Criado em 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece estados que priorizam a competitividade e implementam políticas públicas eficazes, capazes de influenciar positivamente os indicadores de desenvolvimento.
Mato Grosso do Sul já havia sido finalista em 2024, com o projeto Centro de Inteligência GOV MS, e vencedor em 2023 com o programa Contrato de Gestão, consolidando uma trajetória de boas práticas na gestão pública estadual.
Ranking de Competitividade 2025
Além da premiação, o CLP divulgou o Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios 2025, que avalia a capacidade dos entes federativos de gerar bem-estar à população. Mato Grosso do Sul se destacou em diversos pilares:
Capital humano: 2º lugar, com melhoria na taxa de desocupação de longo prazo e produtividade do trabalho.
Sustentabilidade ambiental: 9º lugar, com avanços na coleta seletiva, tratamento de esgoto e controle do desmatamento.
Eficiência da máquina pública: 9º lugar, com melhorias no equilíbrio de gênero na remuneração e emprego público estadual.
Inovação: 9º lugar, com crescimento em bolsas de mestrado e doutorado, pesquisa científica e indicadores de informação e comunicação.
Sustentabilidade social: 8º lugar, destacando-se como o terceiro estado com menor índice de famílias abaixo da linha da pobreza, além de avanços em desigualdade de renda e acesso ao saneamento básico.