logo-kanal

Hacker que invadiu sistema da SEMED e divulgou dados de crianças é preso

Compartilhar

 

 

Morador do interior de São Paulo, ele foi alvo da operação “Rota 443”, deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta

 

 

Um rapaz, de 18 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (11), durante a operação “Rota 443”, por invadir o sistema EDUWEB, utilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e divulgar dados de crianças e adolescentes na internet. Ele é morador da cidade de Itajobi, localizado em São Paulo.

Conforme as informações policiais, depois de invadir o sistema da SEMED, o hacker obteve relatórios contendo informações como nome completo, endereço, escola e condição de saúde de crianças e adolescentes. Parte dos dados foi posteriormente divulgada em redes sociais.

Mesmo com o uso de VPN internacional, e-mails anônimos e perfis falsos para ocultar a autoria, o DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) conseguiu rastrear conexões vinculadas a um endereço no interior de São Paulo. O mandado foi cumprido na cidade de Itajobi, com apoio da Polícia Civil paulista. Durante a ação, o investigado foi preso e equipamentos eletrônicos foram apreendidos para perícia técnica.

O nome da operação, Rota 443, faz referência à porta de comunicação criptografada HTTPS, utilizada como alusão ao meio seguro explorado pelo autor para tentar ocultar seus rastros digitais.

A investigação continua em andamento com apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CIBERLAB/MJSP). O preso foi ouvido, confessou os fatos e permanece à disposição da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *