logo-kanal

O Noel não trouxe o presente desejado? Aprenda a lidar com a frustração das crianças

Compartilhar

 

 

 

 

Como contar para o seu filho que ele não vai ganhar o presente tão desejado? Saiba como conduzir a situação e entenda porque a frustração é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos

 

 

O que falar para uma criança quando não se pode comprar o brinquedo desejado? “O importante é sempre falar a verdade”, ensina o psiquiatra e psicoterapeuta Wimer Bottura, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, presidente do Comitê de Adolescência da Associação Paulista de Medicina e fundador da Universidade de Pais.

Parece simples — e realmente pode ser, garante. “Muitas vezes, os pais dizem que não têm dinheiro, mas, logo depois, compram outra coisa. Então, é importante esclarecer que, naquele momento, não tem dinheiro para aquela finalidade. Em algumas ocasiões, as crianças também pedem determinado presente simplesmente para que os pais a percebam. Muitas vezes, trata-se apenas de um desejo reativo, no sentido de mostrar algo a alguém ou competir com um irmão. É preciso sempre prestar atenção, dialogar sobre os desejos e também ensinar os pequenos a esperar. Então, ao dizer ‘não’ para uma expectativa ou desejo, deixe claro que não será possível naquele momento, mas, assim que tiver condições, será feito um esforço para isso”, continua.

“Esse é um tema importante porque a grande maioria das pessoas não tem condição de ter tudo o que deseja e nem dar aos filhos tudo o que eles querem. Mas o que os pais podem fazer é manter uma boa relação, dar atenção concentrada e criar um vínculo capaz de fazer com que as crianças desenvolvam, inclusive, o respeito pelas dificuldades e limitações dos pais”, afirma.

Frustração é bom?

Segundo o psicólogo, ouvir ‘não’ gera, sim, um sentimento de frustração, mas isso não quer dizer que aquela criança será uma pessoa frustrada. “É fundamental aprender a conviver com a contrariedade, mas sabendo que isso não significa rejeição, não aceitação ou desqualificação. Os pais devem sempre acolher os filhos, mas não precisam concordar necessariamente com ideias ou desejos deles. Essa é uma habilidade que pode ser treinada nos pais. Na vida, nem tudo é fácil e nem sempre vamos ouvir ‘sim’. Então, todos devem saber lidar com a contrariedade”, explica.

“Se os pais não contrariarem o filho e fizerem tudo o que ele quer, essa criança não aprenderá a raciocinar, não aprenderá a buscar soluções e passará a vida esperando as soluções dos outros. E quem faz isso, na maioria das vezes, acaba se frustrando de verdade e se tornando uma pessoa frustrada. Ser uma pessoa frustrada e passar por frustrações são coisas completamente diferentes”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *