Agora, as obras devem ser concluídas em dezembro de 2024
Em março, quando as obras de revitalização da Lagoa Itatiaia foram anunciadas, o prazo de conclusão dado pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) foi 19 de setembro de 2024. O período de seis meses, no entanto, gerou receio nos moradores da região e muitos acreditavam que a revitalização não seria entregue no tempo estimado.
Três meses após o início das obras, em junho, a descrença dos moradores e frequentadores do espaço de lazer estava ainda maior, já que tudo acontecia a passos lentos. Na época, ainda não havia avanços significativos no projeto orçado em R$ 1,2 milhão.
Então, chegamos ao segundo semestre do ano. O prazo inicial esgotou, o orçamento aumentou – passou a ser de R$ 1.371.298,46, representando um aumento de 10,86% – e uma nova data de entrega foi estipulada: dezembro de 2024.
O que foi entregue?
Conforme a Sisep, de março a outubro, 25% da obra foi executada. Do projeto inicial, foi concluída a academia para PDCs (Pessoas com Deficiência) e o deck de 40 metros, que está com a estrutura pronta, faltando apenas a colocação das cordas de proteção nas laterais, além da pintura.
A calçada interna, feita de concreto, está na etapa final. Agora, as equipes estão trabalhando nas áreas de convivência e mais um deck.
Conforme a pasta, o projeto inicial passou por duas alterações. A primeira foi a mudança da cobertura da base da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que previa uma estrutura de concreto e agora será metálica. A segunda mudança foi o redário, que agora receberá uma mais resistente.
A Sisep pontua que as chuvas no início da obra provocaram o atraso no cronograma da obra. Por este motivo, o prazo de conclusão previsto no contrato com a empreiteira foi alterado para dezembro de 2024.
Projeto
Pelo projeto, a obra prevê construção de um palco em alvenaria, mirante, passarela colorida em formato de peixe, passeios no entorno da lagoa, um redário e área de mesas para jogos.
Também está incluída uma fonte interativa com 16 jatos d’água e playground para as crianças. Serão construídos três decks sobre as matas, permitindo aproximação do espelho d’água sem prejudicar a vegetação – um deles foi projetado para as competições aquáticas dos Jogos Radicais Urbanos.
Além disso, o Município pretende calçar com piso intertravado área de 62 mil metros quadrados de trilhas, que darão acesso à academia da melhor idade e pista de caminhada de 1,36 mil metros.
O local também ganhará área de convivência com playground e fontes interativas, palco para pequenas apresentações e bancos rústicos de eucalipto, 12 mesas de jogos, estação de ginástica, melhor iluminação, banheiro e sala de administração.
A ideia é deixar o local preparado para atividades como oficinas gratuitas e de pilates, além de corridas organizadas pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte) e Secretaria Municipal de Saúde.