Chamou atenção bolo de notas perto do câmbio de um veículo
Operação da PF que mirou desembargadores, advogados e empresários encontrou grande quantidade de armas e dinheiro – R$ 2,7 milhões – na manhã desta quinta-feira (24), em Campo Grande e outras cidades. Magistrados foram afastados e terão de usar tornozeleira eletrônica.
As imagens obtidas na varredura da polícia impressionam; são maços de dinheiro e uma fotografia mostra um bolo de dinheiro em compartimento de objetos próximo ao câmbio de um dos veículos.
Entre os armamentos estão revólveres, pistolas e espingardas, além de munições. Todo o material apreendido está sendo contabilizado pelos agentes federais, que atuaram junto da Receita Federal.
Sigilos bancários dos investigados foram quebrados – no período de 1º de janeiro até a data atual.
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional MS acompanhou os cumprimentos dos mandados relativos aos advogados. O TjMS informou que não teve acesso ao teor da decisão, por isso não pode comentar a ação. Destacou que o afastamento dos magistrados não prejudica os serviços à população e que os envolvidos terão amplo direito à defesa.
Os magistrados são investigados em uma ação que apura possíveis crimes de corrupção envolvendo vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas.
Os desembargadores foram afastados, nesta quinta-feira (24/10), na Operação Ultima Ratio, deflagrada pela PF (Polícia Federal). Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em Campo Grande/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Cuiabá/MT.
A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes.
O STJ determinou o afastamento do exercício das funções públicas de servidores, a proibição de acesso às dependências de órgão público, a vedação de comunicação com pessoas investigadas e a colocação de equipamento de monitoramento eletrônico.