Renovar o guarda-roupa é sempre algo muito divertido, mas algumas dicas são necessárias para não acabar exagerando nas compras
Com o inverno perto do fim e a primavera já vindo no próximo mês, muitas lojas começam a fazer as famosas queimas de estoque das peças da estação que está acabando. Essas promoções podem ser muito vantajosas para quem quer renovar o guarda-roupa sem gastar tanto.
Entretanto, como explicado pelo consultor de imagem e estilo Rafael Flumingnam, é importante não exagerar. “A pessoa não deve se deixar levar pela compulsão e comprar peças que não fazem sentido para o guarda-roupa. É preciso consciência do próprio estilo pessoal, analisar o que já tem com honestidade e definir quais peças são importantes”, pontua.
Afinal, não é nada legal acabar comprando várias peças que não vão ser usadas depois, né? Para economizar seu dinheiro e o espaço no seu guarda-roupa, é bom seguir algumas dicas para escolher as peças corretas para comprar nesse momento.
É necessário montar uma estratégia. Rafael recomenda fazer uma lista do que é preciso adquirir, planilhar os investimentos e pesquisar nas lojas, comparando dois preços de uma única peça. Para compras online, coloque tudo o que quer no carrinho, mas depois pare para pensar antes de comprar, analisando se todas as peças são mesmo necessárias.
Vale lembrar também que, como as temperaturas na primavera são mais mistas, é importante ter peças mais adaptáveis, ou seja, que podem ser usadas em diferentes climas. Casacos leves, uma meia calça, vestidos não tão fresquinhos e saias midi são algumas das opções.
Tendências X Atemporal
Como mencionado, a queima de estoque das lojas é uma ótima oportunidade para renovar o guarda-roupa. Todavia, uma questão que precisa de muita reflexão no momento é se as peças são atemporais ou apenas tendências. Até porque, se você comprar algo de frio na promoção com a ideia de usar no ano que vem, tem que ser algo que não vá “sair de moda” até lá.
Peças como camiseta lisa sem estampas branca ou preta, camisa branca com botões ou um jeans com corte reto, sem lavagens ou rasgos, são sempre úteis e atemporais. Sobre as cores, dê prioridade para as neutras e aquelas que fazem parte do seu estilo pessoal.
“Este é o momento de apostar em modelos coringas, com tecidos de maior qualidade. Eu sempre sugiro que, antes de pensar em tendências, a pessoa deve ter peças básicas que funcionem para a maioria das ocasiões. E investir um pouco mais, pois o valor da peça está ligado à quantidade de uso. Se o preço for mais alto, mas será utilizado mais vezes, vale a pena”, salienta Rafael.