logo-kanal

Campo Grande inova com atendimento de unidade pública para cães e gatos

Compartilhar

 

 

 

A UBEA atende em quatro dias da semana, sendo aperfeiçoada pela prefeita neste ano

 

O aperfeiçoamento no atendimento a cães e gatos fez com que Campo Grande inovasse e se destacasse ao criar a primeira unidade pública para esse tipo de acompanhamento. A UBEA (Unidade de Bem-Estar Animal) oferece atendimento clínico para cães e gatos em quatro dias da semana, onde um é dedicado para ONGs e protetores independentes.

Com a administração público investindo nessa área, a UBEA ampliou os serviços oferecidos, passando a disponibilizar exames de ultrassom, o que já beneficiou mais de 150 animais, auxiliando os veterinários na precisão dos diagnósticos.

Em casos de maior complexidade, a Prefeitura de Campo Grande firmou parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) permitindo que animais que necessitam de exames laboratoriais, radiografias, cirurgias ortopédicas, entre outros procedimentos, sejam atendidos. Até o momento, essa parceria garantiu atendimento a 1.280 animais, realização de 6.425 exames laboratoriais e 1.737 cirurgias e internações.

A prefeita Adriane enfatiza a importância da conscientização sobre a posse responsável. “Estamos avançando com nossas políticas de bem-estar animal, protegendo os animais sem comprometer a saúde pública. Assim como nós, eles têm necessidades e merecem viver com dignidade. Nosso objetivo é garantir esse respeito, promovendo práticas como vacinação regular, esterilização e cuidados adequados”, afirma.

A prefeitura também avançou no programa de castração, que oferece 600 vagas mensais para cães e gatos, totalizando 7.200 animais castrados por ano. As campanhas de vacinação antirrábica também são um ponto forte, com mais de nove mil animais imunizados, prevenindo a proliferação da raiva, uma zoonose que pode ser transmitida aos humanos.

Além disso, a Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal) atende denúncias de maus-tratos por meio da plataforma Fala CG-156, onde uma equipe especializada, composta por veterinário e auxiliar, realiza visitas e orienta a população sobre os cuidados adequados com os animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *