logo-kanal

2 de julho: Dia Nacional do Bombeiro – Nossos Heróis de Farda

Compartilhar

 

 

Data foi instituída em 1954 e homenageia os heróis de farda

 

Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc.

Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Bombeiros atuando no Pantanal de Mato Grosso do Sul

“Sem os bombeiros aqui seria derrota na certa. O trabalho deles é essencial e fundamental. Teríamos grandes problemas se não viessem nos ajudar. Esta equipe, por exemplo, está aqui pela terceira vez”, afirma o produtor rural Jair Serra. Ele é nascido e crescido na região do Paiaguás, onde ocorrem incêndios florestais há três semanas.

Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Em comemoração a essa data, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS) estará promovendo a Semana Nacional da Prevenção Contra Incêndio e Pânico que acontecerá do dia 01 de julho ao dia 07 de julho deste ano. Essa semana de eventos tem como objetivos divulgar o trabalho do bombeiro militar, fortalecer o vínculo entre a instituição e a sociedade Sul-mato-grossense, ensinar alguns procedimentos simples para prevenção de acidentes, incentivar a prática do treinamento profissional pelos bombeiros militares e abrilhantar a imagem da corporação ao realizar uma série de eventos saudáveis, seguros e divertidos.

CBN - A rádio que toca notícia - Bombeiros comemoram resgate de  sobrevivente de queda de prédios no RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *