Veículo aéreo do BMPTran auxilia policiais a flagrarem infrações no trânsito, como uso de celular ao volante ou ultrapassagem do sinal vermelho
Novidade para os motoristas chegando na área. Nesta segunda-feira (8), o BPMTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito) deu início à fiscalização do trânsito de Campo Grande com drones após o período educativo, realizado na última semana. A partir de agora, os condutores flagrados em infrações serão multados.
Os drones possuem objetivo de auxiliar otimizar o efetivo da fiscalização e aumentar a linha de visão dos policiais. Por exemplo, se os policiais militares estão no cruzamento da Rua Bahia com a Avenida Afonso Pena, o veículo aéreo consegue fiscalizar até os Altos da Afonso Pena. Esse meio de policiamento será realizado em vias nas quais há o informativo de fiscalização aérea.
O comandante do BPMTran, tenente-coronel Carlos Augusto Pereira Regalo explica que as maiores infrações cometidas no trânsito de Campo Grande são referentes ao excesso de velocidade e uso de aparelho celular na direção. Em muitos casos, o motorista não será abordado pelos policiais, apenas multado.
“Tem muitos casos de infração que não necessita de abordagem, como, por exemplo, a falta do cinto de segurança. Se o policial verificar, ele vai fazer a lavratura do AIT [auto de infração do trânsito]. Uso de celular também não é necessário que ele aborde a pessoa”.
A fiscalização nesta manhã iniciou na Avenida Afonso Pena. Por volta das 07h40, o movimento de carros, motocicletas e pedestres era intenso, o chamado “horário de pico”. O encarregado de obras Matheus Gonçalves da Silva, de 21 anos, acredita que a nova modalidade será uma “mão na roda” para coibir as infrações de trânsito.
“A gente observa bastantes pessoas imprudentes, né? No trânsito aqui de Campo Grande. Então, eu acho uma boa. Vai ser muito útil, especialmente para que os motoristas fiquem mais atentos”, explica. O construtor Jonathas de Almeida concorda. “É uma boa. O trânsito daqui anda muito travado. Às vezes tem o pessoal mais organizado, às vezes só. É um trabalho ótimo da polícia isso”.
A opinião dos condutores quanto ao uso deste meio de policiamento é boa para alguns, mas há quem critique. “Agora prepara o bolso, né?”, afirma o mestre de obras Valdomiro da Silva Brito. O condutor conta que observa muitas infrações no trânsito, especialmente nos horários de pico.
Segundo o tenente-coronel Regalo, a fiscalização com o uso de drones não é uma novidade no meio policial. “Foram utilizados há uns quatro ou cinco anos com o intuito de coibir as filas duplas em frente às escolas, só que a escola, apesar de ser um tipo de infração, não é um infração que traz risco de velocidade, porque as pessoas já transitam em baixa velocidade nas áreas escolares”.
Período de orientação
Durante os dias 1º e 7 de abril, o BPMTran iniciou as ações educativas quanto ao uso dos drones, em focos considerados sensíveis, com grande concentração de veículos e pedestres e em áreas escolares. O informado pela Corporação é de que as maiores infrações flagradas neste período foram avanço ao sinal vermelho e uso de celular no volante.
Agora é para valer e os motoristas infratores serão multados. “O intuito da semana passada era fazer as pessoas conhecerem os drones. Ficamos em alguns cruzamentos bem movimentados de Campo Grande, orientando as pessoas. Tivemos bastante divulgação até em âmbito nacional, então esperamos que a população já esteja familiarizado com essa modalidade”, estima o comandante do BPMTran, tenente-coronel Carlos Augusto Pereira Regalo.