Por sete semanas consecutivas, a Operação Guarda em Ação, vem fazendo diferença na segurança pública das comunidades de Campo Grande, com o serviço da Base Móvel. O dispositivo com serviços da Guarda Civil Metropolitana (GCM) funciona das 7h às 22h com rondas, atendendo aos anseios da população. Além disso, conta com os serviços de apoio da Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental. Na última semana, a Base permaneceu por sete dias na Praça do Bairro Guanandi, localizada na Rua Barra Mansa, um ponto comunitário com entorno bem movimentado e os resultados foram positivos, com aprovação total dos moradores.
O espaço de cultura e lazer já foi palco de vários eventos musicais e esportivos que atrai também públicos de regiões vizinhas. Jacir Perez é aposentado e mora no bairro há 32 anos. Ele conta que o serviço da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), deu uma ‘aliviada’ principalmente, no som dos escapamentos de motos durante a noite e madrugada. “Há dias da semana que é praticamente impossível dormir uma noite inteira de sono. Essa semana afastou essa gente que perturba a vida de tantos moradores. Estamos em paz”, disse o catarinense de 80 anos.
A área da praça é ampla com quadras para a prática de voleibol, futsal e futebol, assim como para práticas de caminhadas para a comunidade local. A dona de casa, Laíde Dantas, mora em frente do espaço comunitário, na rua transversal da Barra Mansa e viu o movimento deste domingo (24) pacífico, principalmente para os pais da comunidade. “Final de semana geralmente é um movimento intenso na praça. Crianças e jovens praticando esportes, pessoal faz caminhada, mas sempre tem uma tensão de quem utiliza o espaço para consumir álcool, drogas e som alto. Esse final de semana foi extrema tranquilidade”, apontou.
No entorno da praça é possível encontrar, bares, lanchonetes, açougue e salões de beleza, que proporcionam à população local uma variedade de serviços. O jovem casal, Edilaine da Silva e Guilherme Augusto possuem uma loja de serviços que disponibiliza itens de decoração para festas. Eles contam que nunca tiveram o estabelecimento assaltado, mas que frequentemente, algum usuário de entorpecente entra na loja de forma invasiva, com caráter de risco à segurança.
“Não fazemos nenhum tipo de acepção de pessoas, mas sabemos quando uma pessoa está alterada por uso de entorpecentes. Muitos entram, pedem água e não querem mais sair. Já entrou um aqui fugindo da polícia. Na semana que a GCM estava aqui com a Base, não passou nenhuma pessoa com esse perfil aqui na rua. Foi muito essencial esse serviço”, compartilhou Edilaine.
Aos domingos, em frente da praça, encontra-se uma das mais antigas e tradicionais feiras de Campo Grande, a Feira do Guanandi. No local, quatro viaturas de quatro rodas e seis motos fazem o reforço de segurança. Também fica presente a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEMOP) para trabalhos na segurança da região. Os serviços executados durante semana são averiguações, ações preventiva e repressivas também no combate ao furto de fios e outras situações de violência.
“Esse é um dos principais pontos do Guanandi, temos muitos comércios, feiras, além do movimento constante na praça, principalmente nos períodos da tarde e início da noite. Queremos agradecer a Prefeitura por atender nosso pedido e nos trazer essa ação para a região”, apontou Leandro Delmondes, presidente da Associação de Moradores do Bairro Guanandi, ao mesmo tempo, em que regava o gramado da Praça.
No próximo domingo (31), a Praça do Guanandi será palco da 20ª Copa Amigos do Bairro de Futebol Society, com participação de 24 equipes de diversos bairros de Campo Grande. O evento promete movimentar a região e atrair diversos moradores para o local. Os horários dos jogos serão às 08h15, 09h40, 10h30 e o último as 11h30.