Moradores de outros bairros também aproveitam mutirão, que traz para perto o que só é encontrado no Centro
O portão da Escola Municipal Arlene Marques Almeida amanheceu com fila na manhã deste sábado (23), mas não foi de alunos. O mutirão “Todos em Ação”, realizado pela Prefeitura de Campo Grande, levou famílias a chegarem bem cedo para aproveitar cerca de 300 serviços gratuitos oferecidos.
A escola fica no Bairro Jardim Canguru, mas a auxiliar administrativa Roseane da Silva, 31, saiu do bairro vizinho, Aero Rancho, com o cachorro Theo em busca de vaga para castrá-lo. Além de conseguir agendar o procedimento, ela garantiu ao pet a vacinação contra a raiva, vermífugo, carrapaticida e microchipagem.
“Fiquei sabendo pelo grupo do bairro e vim mais pela castração, que é cara nas clínicas”, conta Roseane. A cirurgia é custeada pela Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal), que mandou representantes no veículo “castramóvel” para atender os animais e tutores dentro da escola. A previsão é agendar castração para 50 cães e gatos.
RG – O operador de máquinas Jairo Rodrigues Pombo, 48, veio do Bairro Los Angeles. Ele chegou às 8h interessado em tirar segunda via do RG. “Meu amigo falou que ia ter. Achei muito bom porque é longe para ir ao Centro”, falou.
Jairo recebeu apenas orientações para agendar o serviço, o que já o ajudou. “Ter as informações já facilita bastante”, disse.
Brechó – O “Todos em Ação” também virou oportunidade para pessoas como Gisele Melo, 48, conseguir um dinheiro extra. Ela levou peças de seu brechó para dentro da escola. A procura está boa.
“É a segunda vez que participo do mutirão. Criei o brechó justamente para participar de eventos assim”, relata. O valor dos produtos varia de R$ 5 até R$ 30.
Ela aprova a ação. “É essencial para os moradores. Traz muito benefício e aproxima de coisas que têm longe de casa, no Centro”, afirma.
Outros serviços – São oferecidos 70 serviços apenas pela prefeitura. Os demais ficam por conta de empresas participantes.
Um dos estandes com maior fila nesta manhã faz distribuição de kits de alimentos in natura. Eles são subsidiados pelo FAC (Fundo de Apoio a Comunidade) e cultivados em hortas urbanas mantidas pela prefeitura.
A ação – O mutirão termina às 13h. Ele é realizado uma vez por mês em um bairro da Capital. No mês passado, o escolhido foi o Portal Caiobá.
A Escola Municipal Arlene Marques Almeida pode ser acessada por moradores de todas as regiões hoje. Ela fica na Rua Catiguá, 694, no Bairro Jardim Canguru.