Atendimento é feito para pequenos abaixo de 12 anos
Convênio do Governo do MS com o Hospital do Câncer Alfredo Abrão possibilitou a retomada da radioterapia para crianças menores de 12 anos, em Campo Grande. O serviço passou por crise no final de 2023.
Conforme divulgação do Hospital, a unidade se sensibilizou com crianças que tiveram os tratamentos suspensos e aguardavam o procedimento fora do domicílio. O convênio com a Secretaria Estadual de Saúde foi firmada em 13 de dezembro do ano passado.
A contratualização prevê suporte para os tratamentos com ambulância de prontidão, médico anestesista e profissional intensivista de plantão durante as sessões, dentre outros.
”Os trabalhos estão sendo realizados nos menores de 6 a 12 anos com muita dedicação e esmero por toda a equipe do setor de Radioterapia no HCAA”, diz o hospital.
Equipe
Diversos profissionais integram a equipe multidisciplinar composta por pelo menos 10 pessoas, que são mobilizadas especialmente para as sessões infantis com: médico radioterapeuta, anestesista, físico médico, enfermeiras, nutricionistas, técnólogos em radioterapia, além de ambulância de prontidão com equipe móvel para quaisquer intercorrências.
Com a infraestrutura e suporte necessários já foram atendidas 6 crianças entre 0 a 11 anos. O pequeno Lorenzo B. Prado, de 4 anos, é um deles. Acompanhado da mamãe, Lucélia B. Prado, ele já está na 3ª sessão de radioterapia, das 26 a que será submetido no HCAA.
Forte e corajoso, assim como o herói Batman da máscara que usa nas sessões, ele é mais um pequeno paciente que trilha a jornada pela vida no setor. Ele foi diagnosticado em setembro do ano passado, quando iniciou o tratamento no Hospital Regional, onde já fez 2 cirurgias, quimioterapia e agora veio para o HCAA para ser tratado com a radioterapia.
”Estou muito confiante. Graças a Deus ele tem reagido muito bem ao tratamento. Toda a equipe daqui é muito carinhosa e dedicada, agradeço a todos”, disse a mamãe Lucélia.
Atualmente, o HCAA não possui Oncopediatria. O hospital atenderá integralmente o serviço após a finalização das obras da Unidade III, onde haverá 2 andares e equipe exclusiva para os atendimentos das crianças com câncer. Hoje crianças são encaminhadas somente para a Radioterapia do HCAA através do Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Sesau.
Além das crianças, são atendidas na Radioterapia do HCAA, cerca de 95 pacientes adultos/dia. O Acelerador Linear, equipamento utilizado nos tratamentos de Radioterapia, entrará em obsolescência (sem garantia, suporte técnico, possibilidade de upgrade, etc) em maio de 2025.
O hospital, preventivamente, já adotou uma política para estocar peças de reposição. Desta forma, buscamos ao máximo a manutenção preventiva do equipamento, para que o mesmo tenha uma vida útil até que um novo equipamento seja instalado. Estamos buscando o novo Acelerador Linear no Ministério da Saúde, desde o ano passado. O Governo do Estado e do Município em consonância com o HCAA estão atuando para pactuar os processos políticos/administrativos, em seus respectivos âmbitos, para agilizar junto ao Governo Federal os recursos necessários para a aquisição do novo aparelho.