Em reunião na Câmara Municipal de Campo Grande nesta quarta-feira (21), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) apresentará Plano de Integração de Ciclovias e do projeto de Sistema de Compartilhamento de Bicicletas.
Segundo o vereador Beto Avelar (PSD), o objetivo do debate é ampliar a divulgação do projeto do Executivo para integração das ciclovias, elaborado pela Agência. “É um grande projeto com alto investimento público e privado para interligar todas as ciclovias da Capital e ampliar a malha de ciclovias e ciclofaixas em todas as regiões de nossa cidade e a manutenção das vias já existentes”, explica.
O vereador relembra que o sistema de compartilhamento foi aprovado pela Câmara Municipal e tem dialogado com a Agetran para que o projeto seja colocado em prática juntamente com a política de mobilidade urbana que será implementada com a interligação das ciclovias na Capital.
“Isso representa uma melhoria da infraestrutura existente para o tráfego de bicicletas, além de mudanças para a segurança dos ciclistas, além de provocar melhorias na mobilidade urbana e incentivo à atividade física”, conclui Beto Avelar.
O projeto
Em novembro de 2023, a Prefeitura de Campo Grande encaminhou o projeto de lei de bicicletas compartilhadas para a Casa de Leis. O projeto é assinado pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP). As bicicletas compartilhadas ficariam nas ruas da cidade.
Adriane explicou que o sistema será “baseado em mecanismo de autoatendimento para a disponibilização de bicicletas compartilhadas pelos usuários, com pontos de retirada e devolução distribuídos pela cidade”. Por fim, destacou que na “Capital temos 103 KM de Ciclovia e o nosso objetivo é ampliar ainda mais”.