Vagas são distribuídas em 15 unidades no Estado, com bolsas parciais e integrais
O Prouni (Programa Universidade para Todos) 2024 abre as inscrições nesta segunda-feira (29). Para Mato Grosso do Sul, são 7.125 vagas em 15 instituições de ensino superior. Conforme o MEC (Ministério da Educação), a edição vai ofertar 6.326 bolsas integrais e 849 parciais no Estado. A seleção será em duas chamadas sucessivas.
O prazo segue aberto até dia 1° de fevereiro, pelo Portal Acesso Único. O candidato precisa ter o cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já o tenha, basta realizar o login com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha. As inscrições no Prouni são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet.
Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso, com a primeira chamada no dia 6 de fevereiro, e a segunda no dia 27 de fevereiro.
Quem pode se inscrever
O candidato poderá se inscrever nas bolsas integrais se sua renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de 1,5 salário mínimo, ou parciais se sua renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de 3 salários mínimos.
Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Documentos necessários
O coordenador do ProUni deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de identificação.
- Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação;
- Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade;
- Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto;
- Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros, ou dependentes;
- Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso;
- Passaporte emitido no Brasil;
- CTPS (Carteira do Trabalho e Previdência Social);
- Comprovante de residência;
- Comprovante de rendimento;
- Rendimento de aluguel de bens e móveis.
Clique aqui e confira o detalhamento dos documentos em caso de dúvida.
Cursos e universidades
O candidato pode consultar a unidade que deseja uma bolsa por município e instituição. O Ministério da Educação fornece link para consulta pública da universidade mais próxima da região.
Ao todo são 79 cursos, de todas as ciências. Em Campo Grande, cerca de 15 instituições oferecem a modalidade para bolsa do Prouni, sendo a Unigran, Estácio de Sá, Unifael, Uninter, Uniasselvi, Claretianobt, Faescg, Insted, Facsul, Uniderp, UCDB, Unimar.