Durante os trabalhos, os comerciantes recebem orientações da equipe do órgão fiscalizador
Para evitar “dores de cabeça” aos consumidores, o Procon Municipal foi até lojas dos shoppings de Campo Grande para realizar fiscalizações. A ação começou nesta segunda-feira (18) e deve prosseguir até amanhã. Durante os trabalhos, os comerciantes recebem orientações da equipe do órgão fiscalizador.
O subsecretário do órgão, José Costa Neto, explica que a data é considerada a mais importante para o comércio, gerando um aumento expressivo de compras. Neste mesmo período, o número de reclamações recebidas pelo Procon também aumentam. “Principalmente no período posterior ao Natal. Sempre que vem ano novo, sempre vem uma demanda mais expressiva de reclamações, desde a questão de qualidade do presente, de defeito e tudo mais”, pontua.
José ainda diz que dentre os erros mais comuns encontrados pelo órgão durante as fiscalizações, a falta de preço nos produtos expostos nas vitrines é o mais encontrado. A tática é utilizada pelas lojas, como uma forma de induzir os compradores a entrarem na empresa.
“Se está na vitrine tem que ter o preço de todas as peças, seja ela inferior ou superior. Você tem duas, três peças no manequim, todas tem que ter o preço. Tem que ter essa especificação para não necessariamente o consumidor ser obrigado a adentrar a loja para descobrir o valor da peça. Por mais que a gente eduque, que a gente instrua, sempre encontra alguma desconformidade e o nosso objetivo de estar com a nossa turma na rua é exatamente essa, orientar, instruir, defender e proteger os direitos consumidores”, diz.
Para a realização da fiscalização, foram formadas três equipes, ontem os trabalhos foram realizados no Bairro Moreninhas. Nas lojas da região houve a orientação acerca da precificação, que não estavam claras ao consumidor.
“Nós temos bairros independentes que são verdadeiras cidades e possuem até um comércio altamente expressivo e muitos consumidores que moram na região optam por comprar o seu presente, o seu produto naquela região, por isso que o Procon se faz presente”, pontuou.
Na manhã desta terça-feira (19), a fiscalização foi realizada no Shopping Campo Grande. Enquanto no período da tarde, a ação foi até o Shopping Norte Sul. Os trabalhos continuarão nesta quarta-feira (20), o local onde será realizado não foi divulgado.