O boletim epidemiológico estadual da dengue traz o registro de 164 novos casos prováveis da doença em sete dias, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19) pelo setor de Vigilância em Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Casos prováveis englobam notificações ainda em investigação, que não foram finalizados no sistema ou que já foram confirmados.
Especificamente em Dourados, há por enquanto dois casos de dengue registrados nas unidades de saúde do município, sendo apenas um com diagnóstico confirmado.
Não há registro de óbito causado pela dengue neste ano no Estado. Em 2021, um total de 14 mortes atribuídas a esta doença foram contabilizadas.
A dengue pode ser caracterizada como doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave.
Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, doenças pré-existentes e infecções secundárias.