O Programa de Pagamento Incentivado (PPI) teve início no dia 13 e vai até o dia 15 de Dezembro deste ano
O programa de renegociação de dívidas da Prefeitura de Campo Grande (Refis) teve início na última segunda-feira (13) e oferece descontos de até 90% na atualização monetária, nos juros de mora incidentes sobre o valor e nas multas. O Programa de Pagamento Incentivado (PPI) estará em vigor até dia 15 de Dezembro deste ano.
A população tem a oportunidade de obter a remissão de dívidas relacionadas aos tributos municipais, como IPTU, ITBI e ISS. No entanto, é importante destacar que os subsídios referentes a multas de trânsito e ambientais não estão incluídos no Refis. Em dois dias de programa, aproximadamente 1.242 pessoas já conseguiram parcelar suas dívidas, conforme apurado.
Djanira Magalhães, chefe de divisão de arrecadação, expressou as suas expectativas para o Refis 2023. “No ano anterior, 11.073 pessoas optaram por parcelar as suas dívidas. A expectativa é que o número se mantenha nessa média ou até mesmo aumente, considerando a proximidade do final do ano, quando muitas pessoas recebem o décimo terceiro salário, o que pode ser utilizado para quitar as dívidas.” Relatou
Eliane Balbina, de 43 anos, que trabalha como lactarista, compareceu ao terceiro dia do Refis para tentar o parcelamento de sua dívida de R$ 23.000. Ela relatou que é a primeira vez que participa do programa e espera conseguir voltar para casa com a dívida parcelada.
Por outro lado, uma moradora que preferiu não se identificar foi até a Central de Atendimento ao Cidadão para verificar o parcelamento do seu IPTU em atraso dos anos de 2021, 2022 e deste ano. Ao chegar lá, veja que seria mais vantajoso pagar o valor integral, pois agora é cobrada uma taxa de 30 reais para cada ano em atraso, além do valor dos juros da parcela.