Diversão e ensino sobre um tema de fundamental importância. A educação financeira é passada a 1.630 alunos da Escola Municipal Professora Arlene Marques Almeida, no Jardim Canguru, em Campo Grande, por meio de teatro. A apresentação em dois turnos ocorreu nesta quarta-feira (1º), para alunos do grupo 5 até o 9º ano. Campo Grande é a segunda cidade na turnê da peça teatral “De onde vem o Dinheiro”, que fala sobre educação financeira de forma lúdica, para os alunos.
De acordo com a produtora da peça, Aline Gabetto, a peça tenta levar o entendimento de como economizar dinheiro. “O assunto talvez não seja tão falado em casa ou na escola e a intenção do teatro é mostrar como a educação financeira é necessária e importante para todo mundo, e isso tudo, de forma lúdica”.
Conforme o diretor da unidade escolar, Anderson Soares Muniz, o assunto é importante, pois a comunidade é distante de todo tipo de cultura. “O único tipo de cultura que temos aqui na região é a escola. Quando vem alguém de fora com um tema tão importante, não há como não acolher e tudo isso é feito para a comunidade. O assunto é muito necessário, pois o aluno precisa saber de onde vem e como gastar o dinheiro”.
Aluno do 6º ano da escola, Pedro Henrique Marques, de 12 anos, já assistiu a duas peças de teatro, mas estava ansioso pela apresentação. “Eu gosto de teatro, porque ensina a gente a fazer a coisa certa, não pode fazer bullying, essas coisas. Nunca vi nada sobre educação financeira, está sendo uma novidade”.
Alice Nunes, de 11 anos, também do 6º ano, conta ser a primeira vez a assistir a uma peça de teatro. “Eu estou achando muito legal, é tudo novidade para mim, os atores são lindos”.
O grupo de teatro já passou por Brasília e depois de Campo Grande, fará apresentações em Vitória, São Luís do Maranhão, Boa Vista e Porto Alegre. Isso tudo, depois de uma temporada com oito apresentações em São Paulo.