logo-kanal

Líder de facção criminosa que fugiu do presídio de Segurança Máxima é preso na Bolívia

Compartilhar

 

Condenado a mais de 80 anos de prisão, foragido desde 2021, deve ser extraditado para o Brasil

 

Foi identificado como Laudelino Ferreira Vieira, de 44 anos, o líder de facção criminosa preso em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Conhecido como “Lino” no ano de 2021 conseguiu fugir do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande.

A prisão ocorreu em ação conjunta com a Polícia Federal e a força de segurança da Bolívia, na segunda-feira (23). O detido, conforme informou a assessoria de imprensa da Polícia Federal, fugiu em junho de 2021 e já era processado por crimes como tráfico internacional de drogas, latrocínio (roubo seguido de morte) e homicídio.

 

Acusações

Ele é acusado de liderar quadrilha de roubo de veículos, além de ser chefe do bando que roubou três aeronaves de uma empresa de táxi aéreo na cidade de Corumbá, em janeiro de 2004. Na ocasião, piloto e empresário Luiz Fernandes de Carvalho foi assassinado pela mesma quadrilha.

Bando liderado por Laudelino é apontado como responsável pelo roubo de 36 veículos entre 2005 e 2006, no Brasil, além de outros 31 roubos de carros em cidades da Bolívia.

Em 13 de junho de 2010, o traficante foi interceptado com tiros de fuzil por equipe da PRF, na BR-262, saída para Terenos, em Campo Grande. Ele usava documento falso, estava com cerca de 6 quilos de pasta base de cocaína e folhas de coca guardados na mochila.

Laudelino estava na companhia do comparsa Lauro Moreira dos Santos. Os dois ocupavam uma moto Tornado, furaram bloqueio policial, trocaram tiros com agentes e foram baleados.

 

Roubo em Aeroclube – 2021

O roubo dos três aviões no Aeroclube de Aquidauana, aconteceu na madrugada da última segunda-feira (6). Os prejuízos somam mais de R$ 2 milhões.

Foram levados um avião Bonanza Modelo V35B (matrícula PT-ING), pertencente ao irmão do prefeito de Aquidauana, Odilon Ferraz Alves Ribeiro (PSDB), e mais um sócio; e dois Cessna Modelo 182 (matrículas PT-KDI e PT-DST).

O KDI pertence à esposa do ex-prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade, Liliane Paschoaletto, e o modelo DST, ao cantor Almir Sater.

A princípio, o plano era roubar cinco aviões, mas foram levados três, entre eles, a melhor aeronave.

Os bandidos entraram pela cerca do Aeroclube e amarraram três pessoas, sendo o caseiro do local e seus dois filhos menores de idade. Entretanto, ninguém se machucou.

As vítimas foram levadas até o hangar em que estavam as aeronaves e mantidas presas à grade de proteção do tanque de combustível. Em uma delas foi jogado gasolina.

A Polícia Civil de Aquidauana, que também participa das investigações, considera esclarecido que o paradeiro dado às aeronaves foi o exterior, inclusive, com o conhecimento do país de destino, que não foi informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *