logo-kanal

Após acidentes em esquinas, moradores do Panamá pedem melhorias na sinalização

Compartilhar

As reclamações se concentram principalmente no cruzamento da Rua Catulino Severo com a Rua Barão de Itapory

 

Após acidentes em cruzamentos, moradores do Jardim Panamá, em Campo Grande, têm expressado crescente preocupação devido à falta de sinalização horizontal  nas ruas da região. O último incidente ocorreu na tarde de ontem (4), no cruzamento da Rua Catulino Severo Monteiro com a Rua Barão de Itapory.

As reclamações se concentram principalmente no cruzamento da Rua Catulino Severo com a Rua Barão de Itapory, onde, embora haja placas de “Pare”, uma cabine de caminhão-baú tem atrapalhado a visibilidade dessas sinalizações.

Cabine que atrapalha visão da placa “Pare”, no o cruzamento da Rua Catulino Severo Monteiro com a Rua Barão de Itapory, no Jardim Panamá (Foto: Juliano Almeida)

A reportagem conferiu áreas específicas onde a sinalização horizontal, caracterizada pela pintura do asfalto, está ausente ou deficiente ao longo da Rua Barão de Itapary. Conforme apuração, a via não apresenta sinalização do cruzamento com a Rua Catulino Severo até o cruzamento com a Rua Gentio do Ouro.

Além disso, a Rua Itamirim carece completamente de sinalização, tendo somente uma placa no cruzamento com a Rua Barão de Itapary. A Rua Gentio do Ouro também não possui sinalização ao longo de toda a vida.

Cruzamento da Rua Itamirim com a Rua Barão de Itapory também não apresenta sinalização (Foto: Juliano Almeida)

Importante destacar que o Jardim Panamá também serve como local para testes de habilitação realizados pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o que torna a situação ainda mais crítica, visto que a segurança nas vias é fundamental durante os exames.

Reclamações – A moradora e terceira secretária da associação do bairro Panamá, Rosa Lúcia do Nascimento, de 53 anos, explicou que os acidentes são frequentes na região e que são ocasionados, em algumas situações, pela falta de sinalização horizontal.

“Tem apenas uma placa de Pare, e nós queremos sinalização na rua. Outras ruas do bairro também têm falta de sinalização, mas essa, por ser considerada um ponto crítico, sofre mais com imprudências e acidentes”, explica Rosa.

Rosa faz reclamações sobre a sinalização no Jardim Panamá (Foto: Juliano Almeida)

A moradora de 53 anos também apontou que a cabine colocado no cruzamento da Rua Catulino Severo com a Rua Barão de Itapory tem atrapalhado a visão dos motoristas. “Eles não respeitam a sinalização, e esse container aqui, que foi colocado há cerca de uma semana, obstrui parcialmente a visibilidade da placa também. Aqui, acidentes são frequentes, com veículos até capotando.”

Rosa ainda acrescentou que mora no bairro há cerca de 15 anos e desde sua chegada, nunca houve sinalização horizontal adequada na região. Ela também mencionou outra preocupação, relacionada aos terrenos baldios do bairro, onde um ofício solicitando limpeza já foi encaminhado à prefeitura. “Os moradores chegaram a atear fogo para limpar o terreno. Pessoas despejam lixo ali, transformando-o em um verdadeiro lixão.”

A moradora Andreia Ferreira, de 49 anos, que recentemente se mudou de São Paulo para o Jardim Panamá, compartilhou suas observações e ressaltou que o bairro carece de sinalização. “É um problema que existe em todos os lugares, não apenas aqui. É uma série de problemas causados pela falta de sinalização, pela falta de fiscalização e pelo desrespeito dos condutores”.

Segundo Andreia, a situação não se restringe ao cruzamento da Rua Catulino Severo com a Rua Barão de Itapory. “Nas ruas mais abaixo, a situação é a mesma, e em algumas, até as placas estão caídas. Não é um problema isolado, é algo que se repete em todo o bairro.”

Melhorias – Em contato com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para saber se há alguma previsão de realizar melhorias na sinalização de trânsito da região. Entretanto, até o momento, não obtivemos resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *