Primeira fase desta edição do “voucher transportador” teve cerca de 7,3 mil inscritos, distribuídos em 660 vagas iniciais
Entre os 660 primeiros selecionados para a primeira fase do “upgrade” na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que visa a capacitação como motorista de carga e ônibus, as mulheres são quase uma centena de interessadas em entrar nesse setor, que no passado já foi quase que predominantemente dominado por homens.
Pelo menos 7,3 mil sul-mato-grossenses manifestaram interesse em incluir as letras “D” e “E” na habilitação. Na data de hoje (29) o Governo divulgou a relação dos 660 selecionados para o upgrade na CNH bancado pelo Governo do Estado.
Importante frisar que, atualmente, os escolhidos precisam apresentar os documentos que comprovem que as exigências para o programa estão sendo cumpridas.
Vale lembrar que o Governo do Estado anunciou mil vagas iniciais no programa, 660 nessa primeira fase, sendo:
- Campo Grande – 410 vagas
- Três Lagoas – 100 vagas
- Dourados – 40 vagas
- Ribas do Rio Pardo – 50 vagas
- Corumbá – 20 vagas
- Chapadão – 20 vagas
- São Gabriel do Oeste – 20 vagas
Entre os relacionados, a quantia maior de vagas fica com Campo Grande, onde tiveram aproximadamente 25 mulheres interessadas. Corumbá trouxe apenas duas, enquanto Chapadão e Ribas tiveram cinco e nove, respectivamente.
Desenvolvido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com o Sest Senat e Departamento Estadual de Trânsito de MS (Detran), esse programa deve suprir parte do déficit para o setor.
Como revelado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Cargos de MS (Sindicargas), Gilmar Ribeiro, ainda em março deste ano estava em cerca de 3 mil profissionais necessários, número que se mantém até então, com grandes chances, inclusive, de ter aumentado.
Conforme divulgado pelo Governo, a expectativa é que esse aperfeiçoamento na CNH comece já no próximo mês, esperando que até o fim de 2023 o Estado já disponha desses motoristas qualificados e aptos para assumirem as vagas.