Suspeita é que a criança tenha entrado em convulsão por causa da febre alta
O atestado de óbito da indígena, de 6 anos, que morreu na noite de sábado (26), apontou pneumonia como a causa, segundo o coordenador do Dsei/MS (Distrito Sanitário Especial Indígena), Arildo Alves. O caso aconteceu no acampamento Guaaroka, distrito de Panambi, em Dourados , município a 251 km de Campo Grande.
A menina começou a passar mal e os pais acionaram os socorristas do Dsei, mas quando a equipe chegou lá, a criança já havia morrido.
Ainda conforme Arildo, a suspeita é que a criança tenha entrado em convulsão por causa da febre alta. O órgão abriu procedimento para investigar o caso e tem 30 dias para emitir laudo.
Anteriormente, a suspeita era que a menina estava com desnutrição, mas essa tese foi descartada. “A Saúde Indígena acompanha de perto os casos suspeitos de desnutrição em aldeias e acampamentos de retomada no Cone Sul de Mato Grosso do Sul e não houve aumento do problema”, disse.
O coordenador informou também que a situação está dentro da normalidade, mas há atuação permanente da Sesai/Dsei (Secretaria Especial de Saúde Indígena/Distrito Sanitário Especial Indígena) para combater a desnutrição e acompanhar os casos detectados.
O caso foi registrado como morte a esclarecer na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados.