logo-kanal

Beijo forçado: Justiça espanhola investiga presidente da Federação de Futebol por viagem com mulher com fundos públicos

Compartilhar

Segundo “El País”, investigação buscará confirmar suspeita de que Luis Rubiales levou acompanhante que não é funcionária da federação – bancada pelo Ministério dos Esportes – a uma viagem a Nova York. Rubiales está no foco das críticas por ter beijado à força jogadora espanhola após o final da Copa do Mundo feminina.

 

16A Justiça da Espanha está investigando o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, por uma viagem que ele fez a Nova York na companhia de uma mulher supostamente bancada por verbas públicas.

Rubiales vem recebendo fortes críticas por ter beijado à força a jogadora de futebol espanhola Jenni Hermoso após a final da Copa do Mundo feminina, na Austrália, da qual a Espanha foi campeã. Nesta quarta, ele foi denunciado ao Ministério Público pelo crime de agressão sexual, o mesmo pelo qual responde o brasileiro Daniel Alves.

Segundo o jornal espanhol “El País”, uma juíza de Madri começou a apurar supostas irregularidades em uma viagem feita por Rubiales a Nova York este ano. Na ocasião, o dirigente alegou ter ido à cidade norte-americana para participar de um evento esportivo e, na prestação de contas, declarou ter levado dois funcionários.

A investigação faz parte de um caso maior que a Justiça espanhola conduz, sobre a transferência dos jogos da Supercopa da Espanha de futebol para a Arábia Saudita, em 2019.

Polêmica

Presidente da Federação Espanhola é denunciado por beijar jogadora sem consentimento

O gesto, que ele justificou como “um carinho entre amigos”, foi chamado de violência sexual por duas ministras espanholas e criticado pelo primeiro-ministro do país.

Logo após a repercussão do beijo, Rubiales minimizou o gesto, alegando se tratar de um “carinho entre amigos” e chamou de “idiotas” os que o haviam criticado. Mais tarde, no entanto, duas ministras espanholas chamaram o beijo forçado de violência sexual, e, na terça-feira (22), o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também criticou Rubiales.

Nesta quarta, Rubiales foi denunciado ao Ministério Público pelo gesto. Se acusado formalmente, ele pode responder pelo mesmo crime do jogador brasileiro Daniel Alves, o de agressão sexual.

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, beijou a jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo feminina, em Sydney, na Austrália — Foto: Hannah Mckay/Reuters e Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *