logo-kanal

Parceria entre SAS e Planurb vai agilizar produção de indicadores sociais

Compartilhar

Técnicos da superintendência de Gestão do Suas receberam nesta semana, uma capacitação ministrada pelo geógrafo Guilherme Spíndola Júnior, da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb). O objetivo foi trocar experiências e conhecer ferramentas que favoreçam a construção dos estudos e diagnósticos realizados pela vigilância socioassistencial.

A superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues, enfatizou que a parceria entre SAS e Planurb irá facilitar na formulação de dados e indicadores sociais, de maneira mais rápida e qualitativa, inovando e aprimorando a gestão da Vigilância Socioassistencial. “É um importante momento de trocas e aprendizados, que qualifica, aprimora e inova nosso trabalho. Quem ganha é o usuário, já que teremos resultados eficientes e que podem auxiliar na produção de novos projetos e otimizar o atendimento a população”, explicou.

A gerente da Vigilância Socioassistencial, Gizeli Motta do Prado, disse que os profissionais da SAS estão trabalhando na atualização do mapa da rede socioassistencial, por isso, na capacitação o geólogo fez uma explanação sobre o Programa QGIS, um software gratuito de geoprocessamento que coleta, trata e disponibiliza dados.

Segundo Guilherme, que desde 2015 trabalha com o software, o QGIS é utilizado por várias esferas do governo federal, já que uma de suas principais vantagens é não possuir limitação de armazenamento. “É fundamental para a gestão saber onde estão instalados seus equipamentos e ter informações sobre onde os usuário que utilizam esses equipamentos estão localizados, com isso você tem informações completas referentes ao território”, explicou o geógrafo, que também ressaltou a importância de haver uma padronização dos dados na Prefeitura.

Papel e objetivo

A Vigilância Socioassistencial é responsável por produzir, sistematizar, analisar e disseminar as informações, a ocorrência de eventos da incidência das situações de violência e violação de direitos, monitorando o padrão de qualidade, do tipo e volume dos serviços ofertados pela rede socioassistencial.

“Nós buscamos realizar a identificação dessas situações nos territórios e produzir e sistematizar informações referentes à oferta dos serviços e benefícios, de forma a contribuir com o aprimoramento desse trabalho e com sua necessária adequação ao perfil de demandas do território”, pontuou Gizeli.

A partir desse trabalho de monitoramento nos territórios, foi possível, no primeiro semestre, desenvolver diversas ações, como a alimentação e atualização dos sistemas do governo federal, estadual e municipal, reordenamento dos territórios onde estão inseridos os conselhos tutelares, reordenamento do território do Cras Vila Gaúcha, estudo sociodemográfico da região do Anhanduizinho e Centro de Convivência Itamaracá, estudo socioterritorial do Cras Estrela do Sul, entre outra ações com foco na otimização do serviço a partir da readequação de equipamentos da SAS.

O que é

O QGIS é uma aplicação de Sistema de Informações Geográficas (SIG) gratuito e de código aberto que oferece suporte à visualização, edição e análise de dados geoespaciais.

O sistema teve início na década de 1970 e se refere a todos os aspectos do gerenciamento e uso de dados geográficos digitais. O QGIS foi desenvolvido pela primeira vez em 2002 e trata-se de um programa 100%gratuito, de código aberto, que funciona em multiplataformas e manteve seu crescimento por meio de uma comunidade de desenvolvedores voluntários, que mantém o programa sempre atualizado.

As versões do programa são constantemente atualizadas por desenvolvedores voluntários com o objetivo de trazer novas funcionalidades para o software e corrigir eventuais erros no código.

O programa permite a conexão com banco de dados e servidores externos, facilitando a elaboração de mapas e ainda fornece ferramentas diferentes para manipular dados espaciais como visualização, edição e análise. Além disso, é possível fazer análises espaciais e temporais, acessar banco de dados, utilizar funções conectadas com a internet, visualização 3D dos mapas e realizar análises multicritério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *