Projeto do vereador Veterinário Francisco foi sancionado pelo Executivo e publicado na quarta (27)
A prefeita Adriane Lopes sancionou a Lei nº 7.468, de 25 de agosto de 2025, que autoriza a criação da UBEA (Unidade de Bem-Estar Animal) em Campo Grande. A publicação foi feita no Diário Oficial da última quarta-feira (27).
De acordo com a lei, a unidade será voltada ao atendimento de cães e gatos e vai oferecer primeiros socorros, cirurgias, consultas, medicações paliativas, vacinações antirrábica e polivalente, vermifugações, esterilizações, entre outros serviços de saúde animal, por meio de convênios e parcerias.
O texto estabelece prioridade de atendimento para famílias inscritas no CadÚnico, organizações não governamentais e protetores independentes cadastrados. O Executivo terá prazo de três meses para regulamentar a lei e definir as regras de funcionamento da estrutura.
Para o vereador Veterinário Francisco, a sanção da lei representa uma vitória importante para a causa animal na Capital.
“Esse projeto é resultado de muito diálogo com protetoras, ONGs e a população. A criação da UBEA é um passo fundamental para garantir dignidade e acesso à saúde aos animais, especialmente os de famílias em situação de vulnerabilidade”.
“Nosso compromisso é com uma cidade mais justa também para os nossos amigos de quatro patas. Esse é apenas o começo, quando cuidamos dos pets, também estamos cuidando da saúde humana e da qualidade de vida de toda a população”, finalizou o parlamentar.