Semana começou gelada em Mato Grosso do Sul, mas vai terminar com calorão.
O primeiro dia da semana iniciou com frio, baixas temperaturas e céu nublado. Mas, o último dia vai encerrar com muito calor, sol, altíssimas temperaturas e um sol de rachar.
O sábado (23) foi quente e seco, com altas temperaturas, sol, céu limpo e baixa umidade relativa do ar. Mas, neste domingo (24), o tempo “virou”, conforme noticiou o Correio do Estado.
Segunda-feira (25) e terça-feira (26) ainda serão de clima gelado, céu parcialmente nublado e temperaturas amenas. Inclusive, o desfile cívico do aniversário de Campo Grande deve ser debaixo de chuva e frio na terça-feira (26).
Na quarta-feira (27), o clima gelado se despede, o sol reaparece e o tempo começa a esquentar. Na quinta-feira (28), o sul-mato-grossense pode guardar os casacos, pois o calor já volta com tudo. Já a sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31) serão dias extremamente quentes e secos no Estado.

A massa de ar quente, que estava sob o Estado, perdeu força, se afastou e deu lugar a uma frente fria que se formou no Rio Grande do Sul nos últimos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas de declínio de temperatura e tempestade para MS:
- Declínio de Temperatura – alerta amarelo – perigo potencial: Declínio entre 3ºC e 5ºC. Leve risco à saúde.
- Declínio de Temperatura – alerta laranja – perigo: Declínio maior que 5ºC. Risco à saúde.
- Tempestade – alerta amarelo – perigo potencial: Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos
- Tempestade – alerta laranja – perigo: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Com isso, a massa de ar frio, que derrubou as temperaturas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, deve permanecer por três dias e se afastar logo em seguida.
Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o meteorologista Natálio Abrahão afirmou que esta pode não ser a última frente fria do ano e que ainda pode haver outras. “Não se pode dizer que é a última queda nas temperaturas do ano. Não há indicativos de que isso ocorra”, explicou Abrahão.
RECOMENDAÇÕES
De acordo com o Inmet, o ser humano deve tomar cuidados indispensáveis durante o frio. Confira:
- Se agasalhe
- Beba água
- Evite tomar banhos muito quentes
- Continue usando protetor solar
- Evite ambientes pouco ventilados
- Hidrate a pele
- Cuide da alimentação
- Não se exponha ao tempo