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Como pedir um aumento de salário sem desconforto? Veja dicas

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Muitas vezes, as pessoas não sabem bem como pedir um aumento e acham que falar sobre o assunto com o chefe é um tabu; veja dicas

 

Para muitas pessoas, pedir um aumento de salário para seu chefe ainda gera muita insegurança e ansiedade. Porém, é possível sim transformar essa conversa em algo bem menos desconfortável e ter maiores chances de sucesso no seu pedido.

Confira abaixo as principais recomendações do especialista sobre como pedir um aumento de salário sem desconforto:

1. Controle a ansiedade com preparação

Antes de qualquer conversa, é fundamental entender suas motivações e refletir sobre seu desempenho recente. “Saber ler cenários, conhecer seu papel na empresa e ter clareza das suas contribuições são passos essenciais para estruturar uma conversa madura e objetiva”, diz Fábio.

2. Tenha clareza sobre os processos da empresa

Há casos nos quais uma negativa do pedido não é a mesma coisa que um não definitivo. Assim, entender como os processos da empresa funcionam é essencial.

“Muitas empresas possuem regras internas para promoções e reajustes, como ciclos de avaliação, janelas de movimentação e orçamentos dedicados”, explica o especialista.

 

3. Argumente com dados e resultados

Listar suas entregas e contribuições recentes pode ser decisivo. “Mais do que pedir, é importante mostrar por que o aumento faz sentido. Contribuições consistentes e bom relacionamento com a equipe são pontos valorizados pelos líderes”, reforça.

 

4. Mantenha o tom natural e profissional

Apesar de o tom da conversa dever ser profissional, ele também pode ser natural, e não tenso. “Líderes estão preparados para lidar com esse tipo de demanda. O importante é que o pedido seja feito com convicção e naturalidade, sem ameaças ou imposições”, orienta Fábio.

 

5. Saiba reagir diante de uma negativa

Caso o aumento não seja possível naquele momento, o ideal é pedir feedback e entender o que falta para uma futura valorização. “Perguntar sobre um plano de desenvolvimento pode ser mais produtivo do que insistir. Às vezes, o tempo de processamento de uma promoção é diferente entre empresa e colaborador – e está tudo bem”, conclui.

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