O cabo da PM estava lotado na diretoria de inteligência da corporação
O policial militar Eduardo Ziger foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (10), em sua residência localizada em um condomínio na Rua Xororó, no Bairro Morada Verde, em Campo Grande (MS).
De acordo com informações apuradas, por volta das 6h30 equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil chegaram ao local para dar início aos trabalhos de investigação. Pouco depois, viaturas da perícia e um carro da pax também foram vistos deixando o condomínio.
Ziger estava lotado na diretoria de inteligência da corporação, mas já atuou na 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), na PMR (Polícia Militar Rodoviária) e no 10º Batalhão da PM.
Estatística – Mato Grosso do Sul é o Estado com a maior taxa de suicídios entre policiais no Brasil, conforme o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024). Em 2023, o Estado registrou quatro suicídios, elevando sua taxa para 0,6 por mil policiais da ativa, um número bem acima da média nacional. Essa realidade se reflete no crescente número de suicídios de policiais no Brasil, que, em 2023, ultrapassou as mortes em confrontos.
O Centro de Atenção Biopsicossocial, criado em 2020, tem sido uma das principais frentes de apoio para os servidores de segurança pública em Mato Grosso do Sul. O CABS oferece um suporte, com profissionais de saúde mental, médicos e psiquiatras, e está em expansão para atender os servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica e, em breve, a Agência Penitenciária.
Ajuda – Na Capital, o GAV (Grupo Amor Vida) presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do telefone 0800 750 5554. Ligue sempre que precisar! O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive, sábados, domingos e feriados.