Segundo moradores, caso já foi levado ao órgão, mas nenhum conselheiro apareceu para averiguar suspeitas de abandono e negligência
Moradores do bairro São Jorge da Lagoa estão preocupados com a falta de ação do Conselho Tutelar após denunciarem uma situação de maus-tratos e abandono infantil, em Campo Grande. Segundo uma denunciante, um casal de usuários de droga, mais o irmão de um deles, têm negligenciado cuidados as crianças, que vivem em condições precárias.
Segundo a denunciante, que preferiu não se identificar, a casa da família está sem energia elétrica e com aluguel atrasado há meses. As crianças vivem em um ambiente sujo, insalubre, sem alimentos, roupas limpas e com um ambiente extremamente degradante.
A moradora diz que, apesar da situação ter sido comunicada ao Conselho Tutelar, nenhuma providência foi tomada até o momento. “A casa fede, as crianças são mal cuidadas e os adultos não trabalham. Eles são acolhidos por um vizinho porque estão sem pagar o aluguel. Eu não entendo como o Conselho Tutelar ainda não agiu diante de tantas evidências”, desabafa.
A instituição de fiscalização foi acionada para verificar a situação. “É um descaso do Conselho Tutelar diante de determinadas situações. Uma vez que o Conselho Tutelar é um órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, eles deveriam estar mais atentos a casos que realmente necessitam de acompanhamento. As crianças ficam em um ambiente insalubre e vulneráveis, enquanto nada é feito”, completa a denunciante.