logo-kanal

Para erradicar extrema pobreza, servidores do Mais Social vão às ruas nos 79 municípios

Compartilhar

 

 

A partir de segunda-feira (17 de março), mais de 150 servidores do Mais Social vão às ruas nas 79 cidades do Estado atrás de pessoas em situação de vulnerabilidade social que estão fora dos programas sociais. A missão deles é ajudar a fazer de Mato Grosso do Sul o 1º estado do País a erradicar a extrema pobreza.

“Quando assumimos a Secretaria (Sead), encontramos 40 mil pessoas que viviam com menos de R$ 209 mensais per capita, que são aquelas que estão na extrema pobreza. Fomos incluindo essas pessoas nos programas sociais, mas ainda existem 17 mil nessa situação. Elas eram chamadas de ‘invisíveis’, mas agora nós já localizamos essas pessoas por georreferenciamento. Vamos até a casa delas para dar essa oportunidade de mobilidade social”, contou a secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino. Essas pessoas, que estão fora da política pública, pobrezaserão incluídas no Mais Social.

Para não prejudicar o atendimento na sede do programa, os servidores vão se revezar no trabalho de busca ativa dos chamados “invisíveis”. Munidos de tablets e identificados com crachás e coletes, eles vão bater de casa em casa fazendo o pré-cadastro no benefício.

O Mais Social é um programa de segurança alimentar que paga R$ 450 por mês, por meio de um cartão próprio, para aquisição de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e higiene, sendo proibida a aquisição de bebidas alcóolicas e produtos à base de tabaco.

Raio-x

A busca ativa só será possível porque a Sead fez um mapeamento detalhado sobre a população sul-mato-grossense, identificando as vulnerabilidades e necessidades específicas de cada região. Esse raio-x é o instrumento estratégico que está sendo utilizado pelo Governo do Estado para a promoção da inclusão social, redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida.

O diagnóstico foi realizado pela Sead, em parceria com a Segem/Segov (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), mostrando onde estão as pessoas em situação de extrema pobreza.

Foram utilizados dados coletados em campo, abrangendo os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, além de informações do CadÚnico e do programa Mais Social. A partir desse exame, foi construído o IVS (Índice de Vulnerabilidade Social). Esse instrumento se tornou fundamental para tomada de decisões e melhor direcionamento das políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *