O sistema de agendamento da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) para obtenção da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) ainda apresenta horários livres.
A simulação feita nesta terça-feira (24) encontrou vagas para 16 de janeiro em pelo menos um posto de identificação, localizado no shopping Pátio Central, em Campo Grande. Até a publicação desta matéria, havia vagas para todos os horários.
Para agendar o serviço, o usuário precisa estar com o CPF regularizado e acessar o site de serviços da Sejusp para agendamento do serviço (clique AQUI) e seguir as instruções. O sistema pede dados específicos da certidão de casamento ou de nascimento, portanto, importante estar munido do documento para conseguir efetivar o agendamento.
O serviço não tem custo (para primeira via da CIN, modelo que utiliza o CPF como numeração).
Versões física e digital
A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.
Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.