logo-kanal

MS Mais Saúde, Menos Filas: mutirão oftalmológico atende pacientes de todo o MS

Compartilhar

 

 

 

No esforço contínuo para reduzir filas de espera e oferecer serviços de saúde de qualidade à população, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do programa ‘MS Mais Saúde, Menos Filas’, promoveu um mutirão de atendimento oftalmológico especializado no Hospital São Julião, em Campo Grande.

A ação realizada no último sábado (30) tem como objetivo proporcionar um atendimento completo e integrado à população, beneficiando 150 pacientes da Capital e de diversas regiões do Estado.

Os pacientes foram selecionados de acordo com a ordem de inserção no sistema de regulação e critérios clínicos. A linha de cuidados oferecida no mutirão incluiu consulta e avaliação detalhada com retinologistas, que realizaram exames minuciosos para identificar o tratamento mais adequado para cada caso.

Cláudio Dantas, Chefe de Cozinha, morador do município de Costa Rica.

“Estou na fila há 9 meses esperando fazer uma cirurgia. Um olho descolou a retina e o outro está quase descolando. Foi uma felicidade imensa ficar sabendo que o Governo está promovendo esse mutirão aqui no hospital São Julião, com o esforço dos médicos que abraçaram a causa e estão salvando a visão de várias pessoas. Por conta da minha profissão, carreguei o nome do Estado de Mato Grosso do Sul para vários lugares do Brasil e do exterior. Sinto orgulho de estar recebendo um tratamento de excelência pelo SUS que nada deixa a desejar do que é prestado na rede privada”, comemora Cláudio Dantas, chefe de cozinha, morador do município de Costa Rica.

A dona Sueli Aparecida Rodrigues, residente na Fazenda Taboca, localizada na cidade de Inocência a 340 km da Capital, expressou sua satisfação com o mutirão de atendimento que veio na hora certa. “O mutirão chegou em um momento crucial, proporcionando esse serviço e assistência que tanto precisamos”, disse Sueli.

Rosa Martins, moradora do município de Paranaíba.

Moradora do município de Paranaíba, a aposentada Rosa Martins de 80 anos, está aliviada em poder fazer o tratamento já que é diabética e por conta da comorbidade e idade, seu estado clínico requer um diagnóstico preciso e atendimento ágil.

“Eu quase não conseguia enxergar, pois minha vista estava muito embaçada. Fui ao médico e ele me encaminhou para realizar alguns exames. Durante a consulta, ele mencionou que eu estava com sangramento no fundo do olho, relacionado ao diabetes. Quero ressaltar a importância desse programa que oferece atendimento oftalmológico para quem mora distante e não tem acesso, se não fosse por isso, estaríamos em uma situação muito complicada”, avalia Rosa Martins.

Os atendimentos incluíram procedimentos como injeções intravítreas, indicadas para doenças como retinopatia diabética e degeneração macular, além de cirurgias e outros procedimentos simples realizados diretamente no Hospital São Julião. Tudo isso realizado em um único local, facilitando o acesso dos pacientes a serviços que, muitas vezes, demandariam longas filas e deslocamentos para diferentes unidades de saúde.

Superintendente de Gestão Estratégica de SES, Maria Angélica Benetasso.

De acordo com a superintendente de Gestão Estratégica de SES, Maria Angélica Benetasso, a proposta do MS Mais Saúde, Menos Filas é oferecer um atendimento de saúde mais ágil e acessível à população, reduzindo filas e deslocamentos desnecessários.

“O MS Mais Saúde, Menos Filas é uma iniciativa que reflete nosso compromisso em melhorar a qualidade do atendimento à saúde no estado. Com este mutirão, conseguimos atender um número significativo de pessoas que aguardavam por esses serviços e esse convênio com o hospital São Julião tem perspectiva de atuação pelos próximos 12 meses”, enfatizou a superintendente de Gestão Estratégica de SES.

Superintendente de Gestão Hospitalar do São Julião, Jéssyka Mendes.

Para superintendente de gestão hospitalar do São Julião, Jéssyka Mendes, a parceria com o Governo do Estado permite atender o maior número possível de pacientes.

“O mutirão de hoje é especialmente significativo, pois estamos atendendo 150 pacientes para a primeira avaliação. A partir dessa avaliação, podemos iniciar os tratamentos o mais rápido possível, que podem incluir opções ambulatoriais, como laser e injeções intravítreas, além de procedimentos cirúrgicos, todos realizados dentro do Hospital São Julião”, afirma Jéssyka Mendes.

O programa MS Mais Saúde, Menos Filas já realizou diversas iniciativas em diferentes áreas da saúde e continua a expandir suas ações para alcançar cada vez mais cidadãos sul-mato-grossenses que aguardam por acesso aos serviços de saúde.

Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis e Heloísa Fontes/Ascom Hospital São Julião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *