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Mutirão ‘Todos em Ação’ reuniu cerca de 5 mil pessoas no Bairro Aero Rancho

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A edição especial de fim de ano do mutirão Todos em Ação, realizada sábado (23), na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli, no Bairro Aero Rancho, reuniu cerca de 5 mil pessoas, que puderam usufruir de mais de 300 serviços gratuitos oferecidos à população. A ação contou com a parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Programa Mutirão, que reúne empresas diversas e órgãos do Judiciário para disponibilizar atendimentos à comunidade.

O Executivo disponibiliza, de forma itinerante, os serviços de todas as secretarias em diversos segmentos. A iniciativa ocorre na Região Urbana do Anhanduizinho, a mais populosa de Campo Grande.

“Essa parceria, que tem levado atendimento às 7 regiões da Capital, é uma importante ferramenta de descentralização das ações, da oferta de serviços fundamentais para as famílias. A gestão municipal seguirá fortalecendo esta iniciativa, possibilitando que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso a esses atendimentos de qualidade e perto de casa”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

Quem passou pelo evento pôde levar para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), além de roupas e calçados que faziam parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). O FAC também realizou uma oficina de habilidades manuais para a confecção de enfeites natalinos.

A programação do Mutirão Todos em Ação incluiu, ainda, corte de cabelo, serviços de manicure e pedicure, design de sobrancelhas, apresentações culturais e musicais, gincanas, brincadeiras para as crianças e sorteio de brindes.

Houve ainda a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), que prestou esclarecimentos sobre isenção de IPTU, cancelamento de débitos, denúncias de terrenos baldios, queimadas urbanas, invasão de área pública, além de orientações sobre a Lei da Anistia e regularização de edificações.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) ofereceu atendimentos voltados para o esclarecimento do Cadastro Único, com cadastramento, orientações e atualizações de dados, além da oferta de cursos e capacitações voltadas à geração de renda para a comunidade nas áreas de culinária, beleza e artesanato.

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realizou mais de 60 atendimentos de serviços como a intermediação em vagas de emprego, acionamento de seguro-desemprego, orientações sobre a carteira de trabalho digital e informações relacionadas a cursos de capacitação da Escola Funsat.

Lázara Aparecida dos Santos (48), foi até a escola com o objetivo de agendar uma entrevista de emprego para a próxima semana. Ela se candidatou a uma vaga de auxiliar de limpeza.

“Vou colocar em dia o meu currículo e quero uma dessas chances. Pelo que vi no mural, são 99 contratações para essa função que eu quero. Já trabalhei nessa atividade, o que talvez ajude. Estou há dois meses sem emprego”, destacou a moradora do Jardim Monte Alegre.

Moradora do Jardim Centenário, Elaine Roberta Martinez Brito (49), soube do mutirão através de um carro de som. Convidou as duas filhas para resolver questões que já pretendia tratar nos próximos dias.

“A minha caçula precisava agendar a primeira via do RG (Identidade), enquanto a do meio queria ter a carteira de trabalho digital e também olhar oportunidades de primeiro emprego. Teria que ir segunda lá na Funsat, mas aqui na escola deu para resolver o que precisava pra elas”, relatou a mãe de Débora Esther Martinez Brito, de 15 anos, e um dos mais novos cadastros da Agência de Empregos da Fundação.

Dentre os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, houve testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “Aqui, a pessoa faz o teste de HIV, sífilis e hepatite, e o resultado sai em 15 minutos. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é orientada a procurar uma Unidade Básica de Saúde, para que possa ser feito um exame confirmatório e, posteriormente, o acompanhamento”, explicou a superintendente em vigilância da Sesau, Veruska Lahdo.

Além disso, a estrutura levada pela Sesau contou com uma sala de vacinação e o consultório itinerante de medicina veterinária, o castramóvel, que realizou microchipagem em cães e gatos, coleta para exame de leishmaniose, além de orientações à população sobre morcegos, escorpiões e o mosquito transmissor da leishmaniose.

Acompanhada dos netos José Gabriel (21) e Melani Peres (22), dona Ivone Aparecida Domingos (68), moradora do Aero Rancho há 31 anos, contou que aproveitou o mutirão para usufruir de diversos serviços. Ela se disse muito satisfeita com o atendimento e exaltou a iniciativa de levar os atendimentos para os bairros.

“Passamos pela Defensoria, dentista e clínico geral. É muito importante trazer esse mutirão para perto de nós, pois, se eu fosse fazer tudo o que fiz aqui em um único lugar, teria problemas com locomoção, transporte, gastaria e seria bem mais demorado. Aqui foi tudo muito rápido, fácil e pertinho de casa. Estão de parabéns.”

Na sala da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), a dona de casa Ana Maria Gonçalves (50), que mora no bairro há 28 anos, aproveitou a oportunidade para agendar a emissão do novo RG para toda a família.

“Foi tudo muito rápido e tranquilo. Agendei para todos os cinco da minha casa e agora vou procurar a sala de esmaltação para cuidar um pouco de mim”, comemorou.

A Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Ouvidoria-Geral também estiveram presentes, com um espaço voltado para receber demandas da população, como solicitações de serviços, reclamações, elogios e sugestões. “A presença da Controladoria e da Ouvidoria aqui é muito importante, pois podemos mostrar às pessoas como funciona o trabalho desses órgãos e orientá-las sobre quando e como recorrer a esses importantes instrumentos da administração pública”, explicou o controlador-geral de Campo Grande, Elton Dione de Souza.

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) realizou atendimentos especiais voltados à renegociação de dívidas, além de cadastro e atualização de informações de forma facilitada. Moradora do Tijuca, a auxiliar administrativo, Vanessa da Silva (38), aproveitou a oportunidade para regularizar parcelas em atraso da casa da família.

“Ter esse tipo de atendimento aqui é extremamente importante porque, às vezes, pela correria do dia a dia, não temos tempo para nos deslocar até o centro, por exemplo, então facilita bastante para nós”, pontuou.

Em 2024, o Mutirão Todos em Ação já realizou mais de 93 mil atendimentos nos bairros Portal Caiobá (2 de março), Jardim Canguru (23 de março), Nova Campo Grande (20 de abril), Jardim das Hortências (18 de maio), Jardim Noroeste (22 de junho), Parque do Lageado (24 de agosto) e Aero Rancho (23 de novembro).

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