Novo sistema facilitará a restituição de valores para vítimas de golpes
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou uma nova funcionalidade ao PIX, que permitirá rastrear, bloquear e restituir valores envolvidos em fraudes, garantindo mais segurança ao sistema de pagamento e facilitando a devolução de valores às vítimas de golpes.
A inovação, anunciada por Campos Neto durante evento em São Paulo que lançava a função “Pix por aproximação”, faz parte de uma série de medidas que visa fortalecer a proteção dos usuários do sistema.
“Através do nosso banco de dados, e com outras ferramentas, incluindo inteligência artificial, a gente começa a identificar padrões de fraude. Temos como identificar esses padrões de tal forma que a gente poderá antecipá-los“, explicou.
O presidente do BC ainda apontou para a necessidade do endurecimento dos critérios para abertura de contas bancárias como forma de se combater e reduzir a criminalidade e a criação de contas laranjas, também conhecidas como “contas fantasmas”.
“No mundo ideal em que não existe conta fantasma e todas as contas são das pessoas, a criminalidade vai quase a zero porque seu eu for fazer alguma coisa vou precisar transferir para minha própria conta“, ressaltou Campos Neto.