A mudança no primeiro escalão do governo de Mato Grosso do Sul, que foi antecipada pela imprensa em junho, se concretiza nesta terça-feira (dia 27). O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo Filho, deixa o cargo para assumir posto estratégico na coordenação da campanha eleitoral do PSDB.
Ele será substituído pelo engenheiro Guilherme Alcântara, ex-chefe do Serviço de Engenharia na Superintendência Regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Guilherme já estava na bolsa de apostas divulgadas em junho.
A análise preponderante hoje é que Peluffo, que deixou o comando da Prefeitura de Ponta Porã para assumir a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), sai do governo com missão cumprida no setor de obras.
Ele foi o gestor responsável pelo orçamento de R$ 3 bilhões e estabeleceu nível técnico de qualidade para os projetos. O secretário liderou a continuidade do programa “Obra Inacabada Zero”, com diretrizes para que todo empreendimento tenha começo, meio e fim, além da definição de obras estruturantes.
Peluffo, que na manhã de hoje se despede dos servidores da Seinfra, deve retornar ao governo em função estratégica.
Ao novo secretário caberá uma terceira fase da Seilog, a atração de recursos privados por meio de PPP (Parceria Público-Privada) para desenvolvimento dos municípios. A diretriz é a do “Plano Riedel”, prevendo o segundo mandato.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) oficializa a mudança no primeiro escalão no Diário Oficial de amanhã, com a exoneração de Peluffo e nomeação de Guilherme Alcântara.