Apesar de ser mais famoso por reduzir rugas e linhas de expressão, o botox também pode ter outros benefícios, dependendo do caso
Nos últimos tempos, os procedimentos estéticos feitos a partir da aplicação de toxina botulínica, o famoso botox, têm se tornado mais e mais comuns. Em alguns casos, eles são até usados de forma exagerada e sem os cuidados necessários, o que pode causar diversos problemas estéticos e de saúde.
“Muitas pessoas desconhecem, mas a toxina botulínica pode ter uso em diferentes procedimentos que melhora significativamente a vida das pessoas, como em tratamentos de enxaquecas crônicas, bruxismo, dores menstruais, hiperidrose, entre tantos outros desconfortos físicos”, explica a Dra. Rosa Bogéa, CEO da Clínica Plasticità e especialista em Médica Estética.
A seguir, a Dra. Rosa lista 6 possíveis aplicações vantajosas do botox:
Tratamento de enxaquecas crônicas
Primeiramente, desde 2011, a Anvisa permite aplicações de toxina botulínica para tratamento de enxaquecas crônicas. O procedimento, feito em múltiplos pontos da cabeça e do pescoço, pode aliviar bastante as dores e até diminuir a frequência das crises.
Os efeitos positivos aparecem, em média, entre duas e quatro semanas após o início do tratamento.
Alívio do bruxismo
Para quem sofre de bruxismo, aquele atrito dos dentes que pode causar vários sintomas, aplicar botox na área da mandíbula pode trazer benefícios. Inclusive, as dores mandibulares, muito comuns em quem tem esse problema, podem sumir.
Controle de hiperidrose (suor excessivo)
A aplicação nas regiões de transpiração excessiva bloqueia os sinais nervosos responsáveis pela produção de suor e proporciona maior alívio aos pacientes dias após o início do tratamento.
Melhoria da aparência de cicatrizes
Muitas pessoas que têm cicatrizes muito marcadas se incomodam com a sua estética. E um dos benefícios do botox é justamente suavizar essas marcas. O procedimento pode aparecer até mesmo para melhorar a aparência daquelas cicatrizes deixadas pela acne, o que é benéfico para a autoestima.
É importante frisar que o procedimento deve vir junto a outros cuidados com a pele para que o tratamento funcione nesse sentido.
Tratamento de distúrbios musculares
Pacientes com distúrbios musculares, como espasmos ou distonia cervical, podem encontrar alívio nos tratamentos com a toxina botulínica. Ao ser aplicada nos músculos afetados, a toxina age bloqueando temporariamente a liberação de neurotransmissores e, por isso, reduz a atividade muscular excessiva.