Evento já arrecadou 10 toneladas de ração, que serão destinadas a protetores de animais resgatados
O Festival Vida Animal começou ontem (10) e segue fazendo a alegria de pets e tutores neste domingo (11), na Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária, em Campo Grande. A entrada é gratuita, mas com um chamado à solidariedade: está sendo aceito a doação de ração para os animais que foram resgatados das ruas por entidades que não têm fins lucrativos.
Organizador do evento e superintendente de Polícias Integradas de Proteção Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, disse que 10 toneladas de ração já foram arrecadadas.
Ele explica que o principal objetivo do evento é combater os maus-tratos aos animais e defender a ideia de uma saúde única, pelo bem-estar das pessoas e o dos animais. “Nós trouxemos seminários, gestores de 79 municípios para discutir a saúde única, que é tão importante, visto que hoje o Brasil está em terceiro lugar no país que mais tem a população de animais domiciliados”, falou.
O festival é apoiado pelo governo estadual e tem a participação de empresas que oferecem serviços diversos, além das entidades de proteção animal que serão beneficiadas com as doações.
O chefe de cozinha Matheus Marçal, 33, levou o buldogue frânces Klaus para o evento. A estudante Nicole Ribeiro, 17, levou o husky siberiano Wolf para curtir o passeio. Apaixonados pelos bichos, eles aproveitaram o domingo para levá-los ao Parque Pet e conhecer as organizações e empresas participantes.
Desfile – Ainda hoje, o Vida Animal terá o desfile “Cão Herói, Cão Amigo” e “Clube das Misses”. É uma das atrações mais esperadas.
Enquanto ele não começa, o centro das atenções são os cães terapeutas do Corpo de Bombeiros. Crianças, principalmente, aproveitam para interagir com os cachorros que, além de fofos, são muito dóceis.
O sargento Thiago Kalunga, do Corpo de Bombeiros, explica que os terapeutas animais ajudam pessoas a terem mais qualidade de vida. “Semanalmente, nós os levamos em escolas, asilos e hospitais, para que possamos dar uma melhor qualidade de vida às pessoas. Os cães ajudam em tratamentos e na recuperação de pessoas que estejam doentes. Dão conforto e aconchego aos pacientes”, diz.
Atualmente, o projeto conta com 20 cães terapeutas e atende milhares de pessoas por ano.
Parque Pet, com um playground para cães, e o Cine Pet, que exibe vídeos sobre a importância de não maltratar os animais, são outras opções para quem quer aproveitar o festival.
Castração – Durante o evento, foi lançada a Caravana da Castração. Segundo Carlos Eduardo, ela começará em novembro e terá a meta de castrar 21 mil cães e gatos até 2025.
Além disso, os animais atendidos pela caravana deverão ser microchipados e receber medicação, se necessário. O atendimento será gratuito.