Estudos internacionais apontam que tons escuros e metálicos nos cabelos são as novas tendências do mercado da beleza
O desejo de muitas mulheres de clarear os fios e fazer mechas no cabelo movimenta, há anos, o mercado da beleza no Brasil e no mundo. O serviço é responsável por lotar a agenda de cabeleireiros e mudar a vida econômica desses profissionais. Porém, estudos atuais apontam que os loiros em tons quentes e marcados estão em baixa, e a aposta do momento é em naturalidade.
A nova tendência revelada na Semana da Moda de Paris já tem reflexos no mercado brasileiro. A Truss – marca nacional de produtos capilares vendida no Brasil e em outros 40 países – investe em uma nova marca de coloração com tons metálicos.
Esta também já é a escolha de celebridades brasileiras. A influenciadora Andressa Suíta, esposa do cantor Gusttavo Lima, recentemente renovou o visual, abandonando os loiros e optando por um tom de “chocolate nude”.
O cabeleireiro e hair stylist Mário Henrique, responsável pela mudança de cor nos cabelos da artista, explica como é, na prática, a nova tendência que recebe o nome de “Reflect Blond”.
“São tons que deixam um pouquinho a tabela do dourado e seguem com cores mais frias. A gente trabalha agora com alterações de fundos, ou seja, a coloração entra com tudo nessa nova tendência e as luzes do cabelo, ou seja, as ‘highlights’, elas vêm em segundo plano nessa nova era”, explica.
O profissional também ressalta que a nova técnica é mais saudável para os cabelos e prática para as clientes.
“A técnica baixa a manutenção das luzes, que é o que a cliente busca. Então, no passado existia a necessidade de uma alta manutenção, a necessidade de um retoque para a mulher se sentir bonita. Hoje ela pode retocar as luzes uma vez por ano, e paralelo a isso ela retoca somente a coloração”, afirma Mário Henrique.
A tendência em BH
Apesar de estudos comprovarem que as mechas estão perdendo força no mercado da moda, os salões em Belo Horizonte continuam lotados e com alta procura de mulheres que desejam clarear os cabelos.
A hair stylist Cecília Pinheiro tem um estúdio de beleza na região noroeste de Belo Horizonte que chega a atender de 80 a 100 clientes de mechas por mês. A empresária, que está com a agenda fechada para clientes novas, afirma que as mechas ainda são escolhidas, mas que existe, sim, uma busca crescente por naturalidade.
“Esse mercado mudou muito. As clientes vão para o salão procurando a naturalidade, que são mechas para despistar cabelo branco, tons mais frios. A gente não vê mais aquele loirão, mechas na touca”, afirma a empresária.
Fim do loiro?
Por outro lado, a empresária não acredita que o loiro deixará de ser a preferência de muitas brasileiras.
“Eu acho que é muito difícil uma loira voltar a ser morena, mas eu vejo elas buscando mais naturalidade. Às vezes, passando de um loiro que era platinado para um loiro mais mel, mais pérola, mais dourado. E aí ela mantém, porque ela vê que o cabelo fica mais saudável… Nós temos diversos tons de loiro, diversos tons de pele no Brasil”, ressalta.
A estudante de odontologia e colorista Giulia Polanski seguiu o caminho inverso. Depois de clarear os cabelos por 12 anos decidiu, em 2024, escurecer os fios e voltar para o tom natural, um castanho. Para ela, a mudança foi estratégica.
“Eu queria passar agora uma imagem de seriedade. Hoje eu sou mãe, tenho dois filhos, eu estou construindo a minha carreira profissional, e eu acredito muito que o cabelo, no meu contraste natural, traz essa imagem de mais poder, de seriedade”, diz. Desapegada, Polanski não pensa em voltar a ser loira.
“Hoje eu não penso em retomar ao loiro, em clarear, mas futuramente pode ser que, por alguma estratégia de imagem, eu possa vir a clarear e puxar um morena iluminada, mas sem previsão. É bem mais prático, então, na minha rotina, facilitou muito, assim, 100%” afirma.
Histórico
A primeira coloração foi comercializada em 1907, por Eugene Schueller, fundador do grupo L´Óreal. De lá pra cá, mulheres em todo o mundo aderiram às luzes, e a tendência virou e ainda é uma febre mundial.
Sejam loiras ou morenas, o importante é que cada mulher se sinta confortável e empoderada com a aparência.
“Hoje em dia o cabeleireiro segue de uma maneira mais inteligente. Ele traça uma perspectiva de imagem, onde ele considera todos os traços da face da cliente, pigmento de lábios, de íris dos olhos e o principal que é a personalidade. A gente busca todos esses traços para criar uma identidade e construir um visual novo”, finaliza Mário Henrique, um dos cabeleireiros mais requisitados do país.