Nos dias 28 e 29 de maio, com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, a Capital recebe especialistas de renome nacional e internacional que discutirão ações práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável das cidades do estado de Mato Grosso do Sul, com foco para o verde urbano. O IV Fórum MS de Arborização para Cidades Sustentáveis é realizado no Auditório do Museu das Culturas Dom Bosco, localizado no Parque das Nações Indígenas.
O Fórum é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e neste ano visa discutir os desafios e oportunidades relacionados à interseção entre árvores urbanas, infraestrutura de redes elétricas e as crescentes demandas de adaptação às mudanças climáticas. O evento oferece uma oportunidade ímpar de compartilhamento de conhecimento, troca de experiências e busca de soluções inovadoras que promovam a resiliência e sustentabilidade nas cidades sul-mato-grossenses.
Um dos palestrantes presentes é o engenheiro Agrônomo e Arborista certificado pela Sociedade Internacional Arboricultura (ISA), Pedro Mendes Chaves, que abordará aspectos de relacionamentos entre concessionárias de energia elétrica e as administrações municipais. “Estes são os dois principais atores no manejo de árvore nos ambientes urbanos e são organizações que prestam dois serviços de utilidade pública, energia elétrica e arborização urbana. Prestando este serviço para o mesmo cliente, que necessita ser atendido tanto com um bom serviço de energia elétrica quanto com as condições ambientais favoráveis e satisfatórias para se viver numa cidade que apresenta variáveis climas e temperaturas”.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, acentuou a importância do evento como um espaço para discussões e aprendizado. “Este é um ambiente onde a ciência, tecnologia e inteligência se fazem presentes na busca por tomadas de decisões necessárias e voltadas às políticas públicas quanto ao correto manejo e preservação da arborização. Com alternativas que promovam a compatibilização das infraestruturas urbanas, como a rede elétrica e as árvores, além da apresentação das melhores técnicas, estratégias e treinamento aos profissionais que atuam na área”.
Já o gerente de planejamento e gestão da empresa concessionária Energisa-MS, pontuou a seriedade climática que temos enfrentado não só no Brasil como no mundo. “Essas variações climáticas têm se intensificando, são contrastes que acontecem durante o ano e precisamos estar preparados para isso, unindo forças para prestarmos sempre o melhor serviço à nossa comunidade. Trazendo sempre segurança e muita resiliência não só para as nossas atividades, mas também para garantir um futuro para as nossas famílias”.
O evento com opções de meia entrada teve inscrições abertas via on-line que se encerraram em 27 de maio. O Fórum continua nesta quarta-feira (29), no Auditório do Museu das Culturas Dom Bosco, localizado no Parque das Nações Indígenas das 8h às 17h30.