logo-kanal

Campo Grande terá escola com presença da Guarda Municipal nas salas de aulas

Compartilhar

 

 

De acordo com a prefeitura, iniciativa não tem o objetivo de militarizar a educação, mas estimular o respeito dos alunos

 

Campo Grande inaugurou nesta segunda-feira (13) a primeira ECM (Escola Civil Metropolitana) do Brasil, modalidade que une a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Sesdes (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social). Para Anderson Gonzaga, titular da Sesdes, a iniciativa não visa empregar o militarismo na educação, mas focar no respeito e no comportamento dos alunos.

Segundo ele, a adesão dos pais à ideia foi grande. Graças a Deus foi muito positiva (a adesão). Nós pensamos inclusive que ia ter muito embate, mas, diferente das escolas militares, nós não empregamos muito militarismo, né? A questão da continência e etc, mas, sim, o respeito e o comportamento dos alunos. Então, a gente sempre está pregando isso daí”, detalha o secretário.

Como vai funcionar

Apresentação de alunos (Henrique Arakaki).

Segundo Gonzaga, inicialmente o projeto será incorporado a uma escola municipal, onde a Guarda Civil Metropolitana atuará em tempo integral com sete agentes que estarão presentes diariamente na escola.

Os agentes darão palestras que serão incluídas nas aulas. “Já iniciou em fevereiro, hoje nós estamos formalizando mesmo a patente aí, pra realmente agora se transformar mesmo na escola civil. Nós sempre empregamos isso, trabalhamos com palestras em questão de drogas, uso de entorpecentes, também essa questão do bullying com seus colegas. Então é justamente isso, unindo a educação junto à segurança. Também estamos montando uma cidadezinha pequena aqui do trânsito para que desde pequeno eles entendam o respeito e as regras de trânsito”, detalha o secretário de Segurança.

“Realização de sonho”

Apresentação das crianças da escola (Henrique Arakaki).

Para o Secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, o projeto é um “sonho realizado”. “Estou muito orgulhoso, é um sonho que é realizado. Esse projeto vai trabalhar duas palavras: princípios e valores. Princípios que a sociedade tem perdido, e estaremos aqui para recuperar isso. Aqui de fato estamos trabalhando em prol da sociedade”, afirmou durante a cerimônia de oficialização do projeto.

“E para vocês, alunos, estou muito feliz pela disciplina, silêncio e respeito que vocês têm, esse programa é uma referência nacional”, completou.

Já a prefeita Adriane Lopes definiu o momento como “uma tarde muito especial para a educação de Campo Grande”.

“Hoje nós estamos inaugurando a primeira ECM do Brasil. Agradeço a Deus, a todos os presentes, meu coração está em festa. A educação é a prioridade na nossa gestão, as crianças são o motivo para que nós estejamos aqui. As crianças são o futuro de Campo Grande e, com a ECM, nós vamos reforçar os valores de cidadania, avançar nesse sentido com responsabilidade”, definiu.

“Damos um passo muito importante, tanto para a guarda civil de Campo Grande, quanto para a educação da capital. Que as crianças possam ser o futuro dessa cidade que cresce a cada dia”, finalizou a Adriane.

O projeto foi instituído na Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa, que fica na Rua Airton Bachi de Araújo, 293, no bairro Guanandi. Evento também contou com a presença de autoridades municipais e da banda da GCM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *