Entre despertadores programados para 4h e 5h, pais brincam que animação e disposição não passa da primeira semana
Apesar de amarem as férias, são poucos os alunos que não se empolgam com o retorno às aulas. O reencontro com amigos, o uso dos materiais novos, as histórias vividas nas férias, são o suficiente para deixar a ansiedade tomar conta.
Cerca de 105 mil alunos iniciam o ano letivo nesta quinta-feira (15), em escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino), em Campo Grande. Para quem não aguentava mais a espera, nem mesmo acordar de madrugada se tornou empecilho.
É o que aconteceu com os filhos de Regiane Gomes Felix, que aguardava a abertura dos portões da Escola Municipal Arlindo Lima com seu filho e filha.
“Acordamos muito cedo, por volta das 4h30, com o coração muito apertado. Nós não sabemos como vai ser, por ser o primeiro dia”, disse a mãe.
Ela relembra a ansiedade, principalmente da filha mais velha, que não viu problemas em madrugar para iniciar mais um ano de estudos.
Agora, ‘pular da cama’ se torna rotina para milhares destes alunos, já acostumados com as horas a amais de sono. Para os filhos de Vanusa Lima Matos o noivo horário não é problema, ao menos nestes primeiros dias.
“Eles acordaram 4h da manhã por conta dessa ansiedade, mas essa animação é só na primeira semana, depois já começa a preguiça”, brincou a mãe.
A expectativa do retorno exalava entre as dezenas de pais e alunos que também aguardavam a recepção dos professores na Escola Municipal Professora Danda Nunes, localizada no Vivenda do Bosque.
Aline Santo Cruz também aguardava ansiosa a abertura do portão, pois é o primeiro dia de aula de seu filho na nova escola. Para a criança, a mudança era vista com empolgação, principalmente para fazer novos amigos.
Em Campo Grande, aulas começam para 105 mil alunos
A quinta-feira, pós-Carnaval, é de volta às aulas para 105 mil alunos das escolas municipais de Campo Grande. As aulas começam às 7h para os alunos em 205 unidades escolares, mas algumas escolas devem retornar às aulas apenas na segunda-feira (19) devido a reformas.
De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), são 105 mil alunos matriculados até o momento, na rede municipal de ensino de Campo Grande, distribuídos em 205 unidades escolares.
O calendário escolar estabelece 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres, com férias para professores e alunos de 17 a 31 de julho de 2024. O período de exames finais está programado para 17, 18 e 19 de dezembro, encerrando o ano escolar em 20 de dezembro.
Nas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), o término do ano letivo está previsto para 18 de dezembro de 2024.
Aulas adiadas devido à reforma
Algumas escolas de Campo Grande tiveram o início das aulas adiado para a segunda-feira (19), devido à reforma na estrutura física. Porém, a prefeitura não divulgou quantas e quais escolas tiveram o início das aulas adiado.
Em nota, a Semed afirma que as reformas integram o projeto Juntos Pela Escola, que prevê revitalizar as 205 escolas municipais ao longo de 2024. As escolas recebem melhorias na parte do telhado, pintura, elétrica, hidráulica e ganharam acessibilidade.
“Não haverá prejuízo ao calendário escolar dos alunos, uma vez que no ano de 2024 o calendário contempla eventuais ocasionalidades”, explica a nota.
Cronograma escolar
Conforme a resolução, tanto o calendário das Escolas Municipais de Educação Infantil quanto o das escolas que oferecem o ensino fundamental deverão destinar os dias 5 de abril, 5 de junho, 3 de setembro e 31 de outubro, para formação continuada.
A reunião para orientação dos pais e responsáveis pelos alunos será em 8 de fevereiro e nos dias: 8 de março, 8 de maio, 9 de agosto, 4 de outubro e 13 de dezembro, serão destinados para reunião de pais.
As escolas do campo podem ajustar seus calendários segundo as necessidades locais, como ciclo agrícola e condições climáticas da região, desde que tenha a aprovação da Secretaria.