logo-kanal

Mulheres têm 59% de projetos finalistas em feira de tecnologia em MS

Compartilhar

 

Mulheres submeteram 396 trabalhos científicos durante a Feira de Engenharia, Tecnologia e Ciência de Mato Grosso do Sul

 

Durante mais uma edição da Feira de Engenharia, Tecnologia e Ciência de Mato Grosso do Sul (FETECMS), que contou com 490 projetos inscritos e 250 finalistas, destes 59% foram desenvolvidos por mulheres.

A inscrição de trabalhos científicos por mulheres apresentou um crescimento se comparado a outras edições como em 2014, foram registrados 162 projetos, sendo que em 2018 foram 295, e em 2020 registrou a marca de 250. Já na última edição, em 2023, foram 396 inscritas com idades entre 13 a 19 anos.

Para a ex-finalista da Feira em 2022 na área de Ciências Humanas, Maria Eduarda, a feira serve de parâmetro e direcionamento para o futuro acadêmico. “Foi uma experiência única, eu tive oportunidade de conhecer outras pessoas e realizar uma rica troca de saberes. Posso afirmar que tive um reconhecimento que me marcou para toda a minha vida”, disse.

Divulgação FETECMS

Cerca de (61,2%) dos projetos reconhecidos durante a feira foram de autoria feminina. Conforme o idealizador do evento, o aumento das inscrições de projetos idealizados por mulheres aponta a importância de estabelecer a paridade de gênero. Para que todos possam ter oportunidades iguais.

 

Edição 2023

Com a proposta de abrir mais espaços, nesta edição ocorreu a participação de estudantes de escolas estaduais, particulares, de instituto federais, municipais, militares de diversas regiões do Brasil como: Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Desta forma, a feira que é realizada desde 2011, pelo grupo de pesquisa e extenção Arandú, por meio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tem colaborado para trazer ao meio acadêmico trabalhos de iniciação científica do Ensino Básico de todo país voltadas para engenharia, tecnologia e ciência.

O finalista da FETECMS, de Teresina (PI), Gonçalo Leite definiu a experiência como espaço de troca e debates sobre a ciência. “Tudo que vi no evento foram pessoas encantadas com o que estava acontecendo, sei que aqui é um ambiente de conexão tanto em relação a pesquisa quanto na vida”, pontuou.

O coordenador e idealizador do projeto, Ivo Leite Filho confirmou que o intuito do evento gira em torno de expandir horizontes dos estudantes no meio científico. E destaca que quando o aluno tem a vivência de ter seu trabalho avaliado e reconhecido passa a encarar a ciência como “uma opção de vida”,

A Feira de Engenharia, Tecnologia e Ciência de Mato Grosso do Sul (FETECMS) em 2023 teve apoio de 27 instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a a Fundação de Apoio à Ciência, Pesquisa e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *