logo-kanal

5 sinais de diabetes que podem ser confundidos com mal-estar após ceia

Compartilhar

 

Doença apresenta sinais precoces que são muito semelhantes ao mal-estar que segue exageros alimentares e alcóolicos

 

A ceia de Natal é uma época de excessos alimentares e alcóolicos, mas o mal-estar que se sente pode não estar relacionado a esses exageros. A diabetes é uma doença provocada pela baixa produção ou ausência de insulina, que leva a um excesso de açúcar circulando no sangue.

Os sintomas iniciais da diabetes podem ser confundidos com as consequências da comilança natalina. Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o clínico geral Neel Patel detalhou alguns sintomas que podem ser sinais precoces de diabetes.

“Os primeiros sintomas são sutis, mas alguns deles podem se tornar mais óbvios durante o período festivo”, explica o médico. Conheça os sinais de alerta destacados por ele:

1. Fazer mais xixi
Nem sempre é culpa da bebida. A diabetes leva a uma maior produção de urina já que o corpo tenta eliminar o excesso de açúcar no sangue. Se você notar uma vontade excessiva de urinar após os drinques nas festas, é importante relatar ao médico.

2. Mau-hálito
Comendo demais é fácil descuidar da higiene bucal e acabar tendo mau-hálito. O cheiro forte na boca, porém, também pode ser um sinal de diabetes, uma vez que o excesso de glicose na saliva pode levar à proliferação de bactérias na boca.

3. Sede excessiva
As comidas excessivamente temperadas do Natal ou as sobremesas que exageram no açúcar podem dar uma sensação de sede grande. O mesmo sintoma, entretanto, pode ser resultado do desequilíbrio do açúcar no corpo, que faz o organismo trabalhar mais para tentar eliminar a glicose, que vai se tornando tóxica no sangue.

4. Cansaço
São tantos compromissos na agenda durante o fim de ano, reuniões de trabalho, dos amigos e de família, que o cansaço vai se acumulando. Em pessoas iniciando quadros de diabetes, o cansaço também é frequente. A fadiga ocorre por que o organismo vive em constante desidratação e as células passar a ter dificuldade para processar a glicose, que é sua principal fonte de energia.

5. Irritabilidade
A impaciência durante o final de ano pode não ser só fruto da necessidade de conviver com pessoas indesejadas. Em indivíduos que têm diabetes descontrolada, a agressividade é um sintoma comum, principalmente por que o excesso de açúcar no sangue desregula o funcionamento dos hormônios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *