Os militares foram acionados pela mãe informando que a criança, de apenas quatro dias, não respirava
O Corpo de Bombeiros Militar salvaram um bebê recém-nascido que engasgou com o leite materno, na madrugada de domingo (24), em Chapadão do Sul, distante a 330 quilômetros de Campo Grande.
Segundo apurado, o caso ocorreu por volta das 4h50 da madrugada, quando os militares foram acionados pela mãe informando que a criança, de apenas quatro dias, não respirava.
Imediatamente o subtenente Wosni iniciou ao telefone as orientações de procedimento de desengasgo com a mãe através da manobra de Heimlich.
A manobra consiste em tapinhas nas costas da criança e compressão torácica para expelir qualquer objeto estranho que obstrua a traqueia.
Uma unidade de resgate se deslocou para o endereço, mas, quando os socorristas chegaram, o bebê já estava respirando, porém, com ruídos respiratórios.
A criança foi transportado até o pronto-socorro do Hospital Municipal para avaliação médica.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram, pelo menos, seis registros deste tipo de ocorrência nos últimos dois anos em Chapadão do Sul.
Conforme a instituição, a Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho, pois induz uma tosse artificial na vítima.
Os militares reforçam que, em caso de engasgo, deve-se ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo número 193, que deve orientar a como proceder nestes casos e enviar uma unidade para socorro.