Descobrimos como fugir do vermelho e ainda sim montar uma produção perfeita para o Natal. Roube o look!
As festas de fim de ano estão chegando, e já reviramos o armário em busca do look de Natal perfeito. O que vemos? Vermelho e mais vermelho. Para quem não gosta da cor ou não deseja uma produção muito caricata, nem sempre é fácil encontrar uma opção que ainda tenha a cara da data. A boa notícia é que temos, sim, opções! Vamos descobrir juntas?
É evidente que o vermelho é a cor do Natal, mas isso não significa que estamos presas ao tom. Existem diversas cores e tendências na moda que nos permitem ter o o espírito natalino e fugir do clássico e, vamos concordar, o esperado.
Por isso, conversamos com Ana Vaz (@anavaz_imagem), consultora de estilo e idealizadora e diretora da Butique de Cursos, e desvendamos quais são os caminhos a seguir.
Montando o look de Natal perfeito!
Colocamos suéter ou vestido? Calça ou saia? Existem muitas decisões por trás do look perfeito para a Véspera de Natal. Para não se desesperar, é necessário planejar o look natalino por partes, e o essencial é o conforto.
“Em tempos de tanto calor, vale pensar em priorizar um bom conforto térmico e adequar o look às altas temperaturas, o clima do ambiente em que você estará – levando em consideração se haverá ar-condicionado ou não, por exemplo, se é ao ar livre, se está na praia, ou não – e ao perfil do evento: se é em casa ou na casa de alguém, se é a ceia é ao ar livre, se está na praia, ou não – e ao perfil do evento: se é em casa ou na casa de alguém, se é a ceia ou o almoço”, começa Ana.
Se a temperatura da sala de jantar vai ser quente, uma calça e um suéter talvez não sejam as melhores opções.
Para isso, a consultora ressalta a escolha de tecidos frescos, feitos de linho, algodão, liocel, seda ou, inclusive, viscose – podendo aderir à tendência de peças sedosas, que invadiu a primavera e promete ser o acabamento do verão.
Já se você está atrás de outras opções, com peças feitas a partir de fibras sintéticas, Ana aponta que é necessário se atentar às modelagens, priorizando que estas sejam menos aderentes e com um aquele toque de pele à mostra.
Fugindo do vermelho no look de Natal
É inegável que o vermelho representa esta festividade, desde as roupas de Papai Noel até as nossas, pode ser difícil imaginar looks sem a tonalidade, dando a ideia de que não temos aquele espírito natalino que nós tanto amamos.
Mas o Natal pode ser visto em diversas outras cores e texturas, como, por exemplo, o verde e as peças brilhantes e repletas de glitter.
“Para fugir do vermelho há vários caminhos, o primeiro é o usar em apenas algumas partes do look – em oposição à composição inteira. Você pode escolher o vermelho coordenado com outras cores ou o vermelho presente em estampas ou em acessórios”, recomenda Ana.
Se você não se sente totalmente preparada para abandonar o vermelho, você pode apostar em utilizar uma ou mais cores semelhantes, como, por exemplo, um coral, pink ou, inclusive, rosa – perfeito para este ano, que se destacou por trazer de volta as cores rosadas.
Além disso, se você optar por uma composição baseada no coral, teste a possibilidade de aderir ao tom Peach Fuzz, nomeado a cor do ano de 2024 pela Pantone.
“Vale usá-los em looks monocromáticos, ou até em looks que os misturam entre si. Para refrescar, dá para usar essas cores coordenadas ao off-white, branco ou creme, que ficam lindas!”, revela.
A consultora também coloca a possibilidade de sair completamente da paleta de cores avermelhadas ou seus semelhantes, com o azul, roxo, esmeralda e verde lima.
“Os tons claros são refrescantes durante o dia e os mais sólidos e vibrantes podem ser muito interessantes para a noite. Mas vale inverter os tons se você gosta de ser mais original”, coloca a idealizadora da Butique de Cursos.
E é claro que não poderíamos deixar de lado uma das melhores possibilidades! Aposte em peças brilhantes ou metalizadas para substituir o vermelho e, claro, explore as paletas de cores, podendo trazer o dourado ou o prateado para a mesa.
Hora de escolher novas peças!
Quando se trata de escolher peças para o look natalino, parece que nosso armário se resume aos vestidos e saias, ficando sempre no mesmo.
“Macacões e macaquinhos são menos esperados do que vestidos e conjuntos, então podem ser ótimas apostas e rendem looks além da festividade. Com eles, vale apostar em acessórios ou sapatos metalizados” coloca a consultora .
Também vale pensar em peças assimétricas, sendo menos previsíveis, como blusas de um ombro só ou vestidos com recuo.
Atenção às tendências
Fugir do clássico e ainda estar dentro das tendências? Não tem mais o que pedir! “Além do bom e velho vermelho, os brilhos sempre aparecem nesta época do ano, e este ano vale
destaque para o prata! Vestidos e conjuntos monocromáticos também estão em alta e algumas cores, além do vermelho, estarão bastante presentes: laranjas, corais e verdes”, recomenda a consultora de estilo.
Também é uma ótima oportunidade para apostar em peças ou detalhes artesanais – como bem vimos nas últimas semanas de moda.
“E pensando em calçados, as mary janes, as sapatilhas com brilhos e as rasteiras com adornos podem ser excelente opções para atualizar um look com peças que já temos no guarda-roupa – nem sempre os saltos são necessários para os eventos de Natal, já que muitos de nós passamos o momento em nossas casas ou em casas de familiares, em meio ao clima festivo, porém ainda casual”, finaliza.
Agora você está pronta para fechar seu carrinho de compras e começar a preparação para o Natal!