logo-kanal

Seminário compartilha experiências e destaca práticas exitosas desenvolvidas em unidades da SAS

Compartilhar

 

A terceira edição do seminário “Boas Práticas na Assistência Social”, que acontece até esta quinta-feira (14) no bloco cinco da Uniderp, terá a apresentação de 20 trabalhos desenvolvidos por profissionais que atuam nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social (SAS) com o propósito de otimizar o atendimento dos usuários. Para marcar os 30 anos de criação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), a organização do evento criou novas modalidades de apresentação dos trabalhos, que serão apresentados de forma oral, em grupos de trabalho e painéis dialogados.

Os temas variam de trabalhos realizados com idosos no Serviço de Convivência até projetos desenvolvidos pelo grupo de trabalho de medidas socioeducativas dos Creas Sul, Norte e Centro, passando ainda por projetos desenvolvidos em unidades de acolhimento com o objetivo de inserir os acolhidos no mercado de trabalho.

A programação também já contou com minicursos abrangendo desde as áreas de Psicologia e Assistência Social, ministrados por profissionais de universidades, entidades e órgãos de diversas áreas sociais.

A palestra de abertura foi ministrada pela diretora do Departamento de Gestão do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ieda Castro, que fez uma retrospectiva dos avanços da Assistência Social após a promulgação da LOAS. A diretora lembrou que já esteve em Campo Grande em diversas ocasiões, visitando equipamentos da SAS e conhecendo projetos. “Tenho um respeito e admiração muito grande pelo trabalho de vocês porque é um município que tem muito para contar devido aos projetos que desenvolve e que são referência nacional”, pontuou.

Valorização e dedicação

A superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues, disse que o seminário foi pensado para reunir as boas práticas voltadas para valorizar os usuários da Rede e as políticas públicas do setor. “É importante dar visibilidade a esses trabalhos, por isso o evento constitui-se em um espaço democrático de troca de experiências. Nosso objetivo é pensarmos juntos propostas para desenvolvermos ações exitosas, fazendo com que elas cheguem às unidades porque a política de Assistência Social é uma construção coletiva”, ressaltou.

A superintendente de Políticas de Assistência Social da Secretaria de Estado, Camila Nunes, frisou que os trabalhos apresentados são reflexo da dedicação dos servidores. “Conhecemos bem as dificuldades e desafios da nossa profissão, por isso todos são guerreiros e lutam pelo melhor atendimento ao nosso usuário. É um momento de valorização”, destacou.

Já o secretário de Assistência Social do município, José Mário Antunes, fez um balanço das ações e conquistas do setor desde o início da atual gestão. “Temos tido grandes conquistas que foram, inclusive, referência nacional, por isso só temos a agradecer ao empenho dessa equipe. Fazemos parte de uma gestão voltada para a humanização, que sempre lutou pelos servidores da Assistência Social. Temos inúmeras demandas, mas estamos cumprindo e atendendo as solicitações com a ajuda de todos”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *