Os focos foram identificados em Corumbá, Miranda, Aquidauana, Coxim e Porto Murtinho
Nesta quinta-feira (16), alguns municípios do Pantanal registraram 1.688 focos de incêndios, segundo o Boletim Risco de Incêndio da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Todos os focos estão localizados em municípios que fazem parte do Pantanal: Corumbá, Miranda, Aquidauana, Coxim e Porto Murtinho.
O município que lidera o ranking é Corumbá com 989 focos. O segundo município com mais focos foi Miranda, com 570 e o terceiro é Aquidauana, com 192.
O modelo computacional desenvolvido pela Universidade ainda alertou que existem 234 km² em risco de espalhamento de incêndio no município de Porto Murtinho.
Boletim
O Boletim Risco de Incêndio é feito com base nas informações coletadas e geradas pelo Modelo de Espalhamento de Fogo criado pelo Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG no âmbito do projeto FIP – Monitoramento do Cerrado.
O modelo baseia-se em estudos científicos que descrevem o comportamento do fogo em relação ao vento, combustível, umidade, declividade, entre outros, juntamente com estimativas de biomassa seca – combustível do fogo – e umidade.